Liderança e mativação

453 palavras 2 páginas
3. VALORES E ATITUDES
A maneira como vemos a vida.

3.1 Valores
Os Valores são importantes no estudo do CO porque estabelecem a base para a compreensão das Atitudes e da Motivação no ambiente de trabalho.
Os Valores representam convicções básicas de que um modo específico de conduta é individualmente ou socialmente aceitável para conduzir a vida. Portanto, os Valores orientam o indivíduo sobre suas escolhas a respeito da vida que deseja seguir. Eles contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável.
Os Valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros. Embora, as experiências do mundo do trabalho sejam consideradas importantes na formação do indivíduo, a maior parte dos Valores é estabelecida durante a infância – a partir dos pais, professores, amigos ou outras pessoas. O processo de questionamento dos Valores, evidentemente, pode causar uma mudança. Porém, o mais freqüente é que o questionamento sirva apenas para reforçar os Valores que já temos.
Valores significam também o embasamento da conduta em diferentes situações na vida das pessoas. A pessoa não é passiva em suas interações. Vale ressaltar, nesse processo, as influências dos aspectos emocionais e cognitivos, ambos constituintes da socialização, que têm início na família e continua no mundo do trabalho, onde ocorrem o reforço e ressocializações constantes, colocando os Valores como, reflexo das interações entre o contexto social e a história da vida do sujeito.
Todos nós temos uma hierarquia de Valores que formam nosso Sistema de Valores. Este Sistema é identificado em termos da importância relativa que atribuímos aos Valores, tais como: liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade, obediência e justiça.
Por exemplo, no ambiente organizacional, caso você entre em uma empresa com a convicção de que a remuneração com base no desempenho é uma coisa correta, enquanto que a remuneração com base no tempo de serviço é errada. Qual seria a

Relacionados