lideranca: a visão de Gandi e Chico Mendes

Páginas: 14 (3389 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Liderança: a visão de Gandhi e de Chico Mendes
Stunning Nude Photos Reveal What Women REALLY Look Like After Giving Birth. | BuzzWok.com | The Best Buzzing Stories Frying In One Place (Buzzwok)
Por ROSA MARIA DE SALES GUIMARAES BARROS

Doutoranda em psicologia social

Especialista em dependência química pela Universidade Federal do Espírito Santo

Psicopedagoga e Psicanalista.

RESUMOO presente artigo visa a contextualizar duas lideranças que aos olhos menos treinados, parecem não encontrar foco de unidade, pelas características temporais, culturais e sociais aparentemente distintas. Gandhi e Chico Mendes reuniram em suas militâncias políticas um sentido que necessita urgentemente ser resgatado e disseminado em todas as sociedades atuais. O sentido deintegração com a natureza e valores humanos o cuidado de si mesmo, a necessidade de manter o homem em seu território produzindo o sentimento de pertencimento e o sentimento da não exploração. Ambos lutaram de forma pacífica pelo bem comum, protegendo sempre o direito à consciência do pensamento emancipador. Demonstraram ativamente que as diversidades é que formam a unidade. Os dois líderes mudaramparadigmas que se tornaram universais por serem inerentes a essência humana.

Palavras-chave:Liderança-natureza-liberdade-mudanças de paradigmas

INTRODUÇÃO

A primeira década do século XXI assistiu ao avanço de uma economia tirana, com divisões de classes sociais marcadas por um profundo desrespeito à essência humana.

Para se conceituar o termo líder/liderança, não se parte dos“Stakeholders”, gestores e políticos pré-fabricados para empresas atuais que, a serviço de uma economia capitalista reproduzem de forma inconsciente e controlada a liberdade dos indivíduos, ao fazê-los acreditar que são privilegiados e colocá-los, porém, sujeitados a uma ideologia que despotencializa qualquer força inerente ao indivíduo, frente ao círculo de exploração, onde enredados, desconhecem os perigos parasua liberdade e para seu futuro, de modo que sua verdadeira essência é afastada pela nefasta presença da ideologia e do pensamento regulador.

Defende-se e aborda-se neste artigo como líder/liderança, raros homens que corajosamente, escutam aos próprios questionamentos e com uma intuição “divina”, são guiados e movem as massas para compartilharem e lutarem para o bem comum contra as injustiças edireitos de igualdade e de pertencimento dos seres humanos, o que provoca sempre um pensamento participativo, emancipado e livre, alternativos ao sistema enquadrador.

Julga-se que seria difícil fazer comparações entre os dois tipos de líderes em questão, devido aos diferentes contextos territoriais, culturais e temporais. Ao ser surpreendido pelas mudanças das ideias já formatadas pela própriacultura e história, leva-se a entender o subjetivo humano, que por essência nasce livre, mas rapidamente se aglutina aos modos de controle capitalista e muitas vezes morre inconsciente de sua condição natural e de direito, que é a liberdade.

Ao certo não se sabe o que desencadeia este despertar nos homens outrora controlados pelo sistema econômico e político, mas sabe-se que fatos limitantesàs condições humanas, ascendem em alguns a verdadeira liderança, o pensamento e a vida emancipada – a verdadeira liberdade.

Ao ressaltar o controle inconsciente exercido pelo poder capitalista e mostrar que o homem livre sofre sempre a punição por não estar em conformidade com a obediência exigida por aquele poder, estes líderes lutam por sua liberdade de pensamento e arrebanham multidões, o queprovoca reflexões no contexto das ciências humanas, e corrobora para o destaque das diferenças entre os seres irracionais, a evolução natural, emancipadora e livre. Isso nem sempre as ciências puras com seu materialismo dogmático é capaz de compreender, explicar ou permitir. Busca-se através de uma visão antropológica progressista, como o homem evolui dentro do conceito “cuidar de si...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chico mendes
  • Chico mendes
  • Chico Mendes
  • Chico Mendes
  • Chico mendes
  • Chico Mendes
  • Chico Mendes
  • Chico mendes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!