LIDERAN A B BLICA EM MEIO AOS PREJU ZOS DA P S MODERNIDADE

1160 palavras 5 páginas
Segunda Igreja Batista de Campos
Programa de Formação de Líderes de Pastoreio – ELIM 2015
Juliana M. O. de Abreu Barreto
Rede de Casais

LIDERANÇA BÍBLICA EM MEIO AOS PREJUÍZOS DA PÓS-MODERNIDADE

A pós-modernidade é uma época em que profundas mudanças acontecem em todo o segmento da sociedade, ela traz para o nosso tempo uma série de questões a serem discutidas. O momento em que vivemos é marcado por uma série de fatores como: a tentativa de destruição dos valores de família instituída por Deus (vê-se a tentativa de implantação de uma nova moralidade), novos critérios étnicos, rompimento de tabus, a influência da mídia na vida da sociedade, entre outros. Diante desses fatores, percebe-se o quão desafiador é ocupar uma posição de liderança bíblica na igreja do Senhor.
É possível destacar algumas características da pós- modernidade, como por exemplo: o individualismo, o relativismo, a liquidez, fatores sociais, entre outros.
Um líder bíblico precisa ser acima de tudo, servo, ele não pode de maneira nenhuma ser individualista, buscar seus próprios interesses, pois isso cancela o serviço. A bíblia em Filipenses 2:3 diz: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Muito vezes nos deparamos com líderes que querem somente ser servidos, esquecendo que não é esse o plano de Deus para a liderança.
O relativismo e um fator que também deve ser destacado, visto que a igreja sofre suas consequências. Trata-se da ideia de que não existe uma verdade absoluta, cada um tem a sua verdade, esse relativismo na igreja soa como uma diplomacia falsa, sem consistência, já que a bíblia é bem clara e objetiva no que se refere a vontade e aos caminhos de Deus. Os preceitos absolutos de Deus, os que encontramos na bíblia, devem referenciar e nortear o posicionamento do líder diante do relativismo moral que predomina na nossa sociedade. “Jamais me esquecerei dos teus preceitos, pois é por meio deles que preservas a minha

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas