Lideran a de equipas Antonio Jeronimo

1739 palavras 7 páginas
Trabalho de António José da Fonseca Jerónimo
Liderança de equipas
Academia Galp Energia
Nível I – Turma I 2011

Os estilos de liderança e a vida das equipas
A teoria tipifica os estilos de liderança tendo essencialmente por base o maior ou menor peso que em cada estilo têm os comportamentos de direcção e de apoio assumidos pelo líder.

Estilos de
Apoio

Estilos de
Direcção

Os estilos de liderança são divididos essencialmente nos seguintes seis diferentes tipos:
Pressionador: é um líder preocupado acima de tudo com a concretização dos resultados possíveis de alcançar no curto prazo.
Dirigista: é um líder preocupado com o cumprimento das tarefas no imediato com elevado nível de rendimento, sempre que para o efeito dá o exemplo e demonstra como se faz.
Visionário: é um líder que tem por objectivo dotar e orientar os colaboradores para uma visão de longo prazo que a equipa se propõe alcançar.
Coach: é um líder preocupado com a melhoria contínua de competências dos colaboradores que estão sob sua responsabilidade com vista ao sucesso de longo prazo da equipa.
Relacional: é um líder que privilegia as relações sociais com o objectivo de criar harmonia entre os colaboradores.
Democrático: é um líder que envolve nos consensos prováveis os colaboradores que com ele trabalham com vista a gerar novas ideias e iniciativas.

A teoria diz também que não é possível dizer que algum dos tipos acima referidos é melhor face aos restantes, na medida em que o sucesso de um líder não depende apenas do estilo de liderança do próprio.
Existem outros factores de idêntica importância para o sucesso do líder tais como a equipa que lidera, a tarefa a executar e também o contexto/ envolvente externa à equipa. Um bom líder será aquele que consegue adoptar um dos estilos de liderança que melhor se adapte às necessidades da equipa, da tarefa e do contexto.
Nos parágrafos seguintes proponho-me identificar qual o estilo de liderança que melhores resultados alcançará perante as diferentes fases de

Relacionados

  • Revista exame-13 percursos que fazem o ceo
    6785 palavras | 28 páginas
  • Revista
    53880 palavras | 216 páginas