LIDERANÇA

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


FAECE-FAFOR
Gestão de Recursos Humanos
2° semestre








ANTONIO CARLOS
BEATRIZ ALVES
ERIKA AGUIAR
FRANCISCO JOSIVAN
LIGIA MENDES
LÍVIA PRISCILA







LIDERANÇA














FORTALEZA/2014












INTRODUÇÃO

O líder tem como desafio demonstrar entusiasmo naquilo que ele faz e nas conquistas da equipe, o líder desanimado ouque não reconhece o progresso de sua equipe, não inspira os outros e nem comemora os resultados, logo deixará de ser exemplo para seus liderados. É importante ele entender que liderar não é mandar as pessoas fazerem as coisas, mas sair na frente servindo de exemplo e de norte para sua equipe.




































1. Liderança

1.1 ConceitoLiderança é um conceito escorregadio e ilusório que deixa os cientistas sociais sem argumentos. A palavra LIDERANÇA vem do verbo inglês to leal, que significa conduzir, guiar, comandar, pilotar, levar, dirigir, governar, capitanear, mostrar o caminho, dominar-se.
E embora o termo liderança venha sendo usado há aproximadamente duzentos anos, na língua inglesa, Stogdill, (1974) acredita que ele tenhaaparecido por volta do ano 1.300 da era cristã. Como afirma Feidler.
Liderança é a habilidade de inspirar as pessoas a agir, significa conquistá-las por inteiro. Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, pois possuem capacidade de influenciar pessoas.

1.2 Alguns tipos de liderança e líderes;

Cada personalidade gera tipos diferentes de liderança. O saber lidar com asoutras pessoas necessita de muito cuidado e preparação. Se for um líder de uma equipe ou gerente de um departamento é importante estar em busca constante para que sua maneira de liderar seja eficiente não apenas para a sua personalidade, mas também para a de seus subordinados.

1.3 Liderança Paternalista;

Este estilo de liderança gira em torno das pessoas. Valoriza os indivíduos e assuas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos.


O líder paternalista luta para manter os seus empregados felizes e para que reine a harmonia entre eles. Ele gere através da construção de laços emocionais fortes e colhe os benefícios sob a forma de uma intensa lealdade. O líder paternalista, tal como um pai ajusta as regras da sua casa para o filho adolescente, não impõe restriçõesdesnecessárias à forma como os empregados realizam o seu trabalho. Ele dá às pessoas a liberdade para agirem da forma que acreditam ser mais eficaz.
Como reconhecimento e recompensa para um trabalho bem feito, o líder oferece um feedback constante, que produz um poder especial no local de trabalho, porque é extremamente raro. Por último, este tipo de líderes são mestres em construir um sentimento depertença. Eles podem comprar um bolo para celebrar uma vitória do grupo.

1.4 Liderança Autocrática;
As decisões são centralizadas no líder sem qualquer participação dos colaboradores. Este tipo de liderança é ego centrado e costuma oprimir seus subordinados. Sua presença causa desconforto, pois não valoriza as competências, conhecimentos, habilidades e os resultados dos colaboradores
Namaioria das vezes este líder autoritário enxerga os colaboradores mais talentosos como concorrentes ao seu posto, e mantém uma postura de defesa em relação a estes. Assim, cria um ambiente de trabalho onde os profissionais são cobrados excessivamente, e tem que assumir um comportamento submisso.
1.5 Líder dirigente;
Com foco no longo prazo, o dirigente é o líder visionário, que dá direções claraspara a sua equipe, dizendo exatamente o que espera de cada um
Esse líder garante a motivação dos funcionários através da transparência.  Embora o impacto desse estilo de gestão seja majoritariamente positivo, ele não é o mais adequado para momentos de crise, uma vez que o diálogo tende a tomar tempo.
1.6 Líder treinador;
Como um técnico de time de futebol, o treinador investe tempo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!