Liderança

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDEIA

SISTEMA DE INFORMAÇAO NO AGRONEGÓCIO


PROJETO GNU-Linux

Trabalho realizado sob a orientação do professor: Bruno Lacerda.
Acadêmicos: Sandra Pereira, Sidemar Pereira Maia



Sumário

INTRODUÇÂOProjeto GNU é uma questão de liberdade, não de preço, para entender o conceito, devemos pensar no sentido de “liberdade de expressão”, não de “gratuidade”.

Desenvolvimento

Quando surgiu?

A historia do surgimento do Projeto GNOME acompanha a historia dos principais ambientes gráficos para GNU/Linux e outros sistemas Unix. Até meados da década de 90, ainda existiam poucas opções detoolkits para construção de interfaces gráficas para sistemas Unix. O Motif um toolkit proprietário criado pela Open Software Foundation, era o toolkit mais utilizado para a criacao de interfaces gráficas em sistemas Unix comerciais tais como o HP-UX da Hewlett Packard, o Solaris da Sun Microsystems e AIX da IBM. Em virtude disso, o CDE (Common Desktop Environment) ambiente desktop proprietárioconstruído pela OSF com base no Motif, ainda era a escolha mais comum para estes sistemas.
Com o grande aumento da base de usuários do GNU/Linux em meados da década de 90, o interesse por soluções livres e de código aberto para interfaces gráficas ganhou forca. Em 1994, surgiu o GNU step, uma implementação livre do toolkit gráfico Open Step desenvolvido pela NeXT. O GNU step serviu de base para odesenvolvimento de um ambiente desktop livre chamado Window Maker que emula a interface gráfica do sistema operacional NeXTSTEP também da NeXT. Surgiram também implementacoes livres do Motif, tais como o LessTif , que acabaram herdando as deficiências do proprio Motif: a complexidade demasiada para o desenvolvimento de aplicações gráficas.

Lançado em 27 de setembro de 1983, por Richard Stallmanatualmente FSF que patrocina o projeto, hoje é conhecido como Linux. Na década de 1980 quase todo Software era proprietário, O Software proprietário ou não livre é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor.  Conforme o local de comercialização do software este pode ser abrangido por patentes, direitos do autor assim como limitações para a sua exportação euso em países terceiros. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que não possa efetivamente fazê-lo livremente. O termo proprietário que tem o sentido de pertencente a um proprietário ou que é particular. Aplicando-se o termo a software, a tradução mais clara talvez seria privado ou particular, com isso o Projeto GNUtornou-se necessário.

Qual a finalidade?
O projeto GNU não foi, não é, um projeto para desenvolver pacotes específicos de software. Não foi um projeto para desenvolver um compilador C, apesar de o terem feito. Não foi um projeto para desenvolver um editor de textos, apesar de terem desenvolvido um. O objetivo do Projeto GNU era desenvolver um sistema operacional livre similar ao Unix.

O objetivoera trazer um sistema operacional totalmente livre de software para a existência. Stallman quis usuários de computador para ser "livre", como a maioria foram em 1960 e 1970 - Livre para estudar o código fonte do software que eles usam, livre para compartilhar o software com outras pessoas, livres para modificar o comportamento do software, e livre para publicar suas versões modificadas dosoftware. Esta filosofia foi publicado mais tarde como o Manifesto GNU março 1985. 

Custos e benefícios

A palavra “Livre” em Software Livre refere liberdade, não ao preço, pode pagar ou não para obter software do Projeto GNU, uma vez que tem esse Software tem quatro liberdades especificas de usá-lo: a liberdade de executar o programa que desejar; a liberdade de copiá-lo e dá-lo a seus amigos; a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!