Liderança

Páginas: 15 (3555 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA 5
2.1 Definições 5
2.2 O líder 7
2.3 Características de um líder 9
2.4 Qualidades do líder 10
3 A HORA DA VERDADE 14
4 CONCLUSÃO 16
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17


























1 INTRODUÇÃO

A palavra liderar, etimologicamente, significa conduzir. O líder é aquele que conduz o grupo. Conduzirpode ser compreendido como a ação de mostrar o caminho, de orientar os esforços dos membros do grupo para o alcance de objetivos comuns. Logo, fica claro que não há líder sem seguidores; não há líder no vácuo.

A importância de uma boa liderança não pode ser subestimada. Uma empresa descapitalizada pode tomar dinheiro emprestado, uma em má localização pode ser mudada, assim como o produto final ouo processo produtivo. Mas uma empresa que tenha falta de liderança tem pouca oportunidade de sobreviver.

Do ponto de vista da Administração, liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada num conjunto coerente de idéias e princípios.

No contexto atual,marcado pela intensa concorrência e mudanças constantes, o papel da liderança assume grande importância dentro das organizações. Sendo assim, a escolha do tema justifica-se pela atual necessidade de se conhecer melhor o papel da liderança e a personalidade do líder, a fim de poder contribuir para a formação de líderes e, para que as organizações privadas passem a dedicar maior atenção aos seuslíderes, já que eles são importantes na formação e gerenciamento de equipes.

Para a realização desta pesquisa utilizamos a pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida a partir da consulta e realização de fichamentos de materiais relacionados ao assunto, coletados de livros e na Internet.





2 FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA
2.1 DEFINIÇÕES

Para Lindo, a liderança se constitui como um dostemas centrais da literatura sobre administração e continua a ser vista como um fator crítico na performance de uma organização. É o processo através do qual um indivíduo influencia outras pessoas a alcançarem as metas desejadas, sendo que pode atuar de formas diferenciadas de acordo com o seu perfil.

Podemos então conceituar liderança como sendo a realização de metas por meio da direção decolaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações.

Segundo Maximiano (2003), liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante nessadefinição. Um cientista pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Da mesma forma, líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente.

Podemos entender a liderança como a influência interpessoal numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para queseja atingida uma meta, ou metas especificadas. Assim, a liderança sempre envolve influência por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado) ou seguidores numa situação. Trabalhar com pessoas e com grupos é lidar diretamente com a resistência. Liderar é manejar com decisões que nem sempre agradam as pessoas, é administrar conflitos deinteresses, é imprimir novas realidades, normas, procedimentos.

Segundo Lacombe, Heilborn (2003, p. 348) liderar é:

"Conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada num conjunto coerente de idéias e princípios".

Segundo Chopra (2002), liderança é um conceito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!