Liderança

Páginas: 14 (3253 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
1 – INTRODUÇÃO

Diante de um ambiente altamente desafiador e estimulante para as empresas, proveniente do avanço tecnológico, torna-se imprescindível uma adaptação ao novo contexto corporativo deste século, onde são exigidas maiores agilidade e flexibilidade nas negociações e nas tomadas de decisões, uma visão macro do seu negócio bem como uma política de Recursos Humanos que permita reter osbons profissionais que integram as equipes de trabalho, pois o investimento exigido na formação de um colaborador torna-se em vão se não houver um bom programa de desenvolvimento de carreiras. A Gestão de Pessoas tornou-se um fator primordial para as empresas que queiram sobreviver no mercado, haja visto que bons colaboradores permanecem em uma empresa não apenas pelo incentivo financeiro querecebem, mas por vários outros motivos pessoais ligados à motivação e às necessidades pessoais como reconhecimento, auto-estima e segurança. Sendo assim, justifica-se o interesse em conhecer e desenvolver o potencial de cada funcionário, para que se crie uma satisfação pessoal e ao mesmo tempo gere um compromisso com as metas e os objetivos corporativos.
Por isso as empresas atualmente têm voltadosua atenção e se aplicado no desenvolvimento e na formação de suas lideranças, na tentativa de melhorar o desempenho de suas equipes de trabalho, e conseqüentemente alcançar melhor produtividade, através de um clima organizacional motivador que permita extrair o máximo de seus colaboradores. O fato de estar ligada ao desempenho tornou o tema liderança matéria de grande interesse e reconhecidamenteuma ferramenta que serve como alicerce para a adaptação a esse novo contexto. Esses fatores explicam o grande número de livros, artigos, vídeos, etc., que tratam sobre o assunto.
Na maioria das empresas aboliu-se a nomenclatura de chefes e encarregados e adotou-se a de líder, por entender-se que é o que melhor se enquadra nesse novo contexto corporativo, onde é inqüestionável o papel destescomo agentes de transformação, multiplicadores de conhecimento e ainda, peças fundamentais na formação de sucessores que darão seqüência ao trabalho iniciado na próxima gestão.
Observa-se uma tendência à valorização da liderança, identificada em alguns estudos realizados nos últimos anos, conforme registra Benis, Warren (2002, p. 42) “...o preço das ações de uma companhia é determinado peloreconhecimento gerado pela equipe de líderes e pela alta administração da empresa”. Torna-se portanto, justificado o interesse no desenvolvimento das lideranças que compõem uma organização. Segundo o autor “a chave do sucesso de qualquer organização passará pela capacidade de impor um poder cerebral, de valorizar o conhecimento e de contar com o know-how adequado.” O líder é o indivíduo que de certaforma “impõe”, ainda que de forma sutil, as idéias que devam ser adotadas pelos colaboradores, alinhadas com os interesses empresariais.
Ao mesmo tempo, abordar o assunto liderança atualmente é um desafio, uma vez que a literatura a respeito do tema tornou-se bastante extensa e sem uma referência específica que permita focar em uma determinada direção.
Os líderes são os responsáveis pela formaçãoe desenvolvimento de equipes, e pesa sobre eles a responsabilidade de transformar pessoas através da capacitação, motivação e inspiração.

2- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Como uma gestão de desenvolvimento de lideranças pode contribuir com a melhoria do clima organizacional e da produtividade na Gerência de Administração e Finanças da Infraero, localizada no Aeroporto Internacional Tancredo Neves?2.1- Objetivo Geral
Identificar os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento de lideranças na Gerência de Administração e Finanças na empresa estudada.

2.2 – Objetivos específicos
• Identificar os benefícios proporcionados por gestão de desenvolvimento de lideranças na Gerência de Administração e Finanças da Infraero, localizada no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Confins,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!