Liderança

Páginas: 17 (4045 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
A arte de fotografar


Alice Crispim da Silva[1]. Giovana Alexandra Stevanato[2]


Resumo - O presente trabalho teve como objetivo geral potencializar a prática de sala de aula aplicando metodologias mais eficazes que despertasse o interesse do alunado na disciplina de Arte, através da disponibilização de meios para que os alunos olhassem a disciplina da Arte com outros olhos, passandoa sentir prazer ao estuda-la, bem como entender que a Arte faz parte de suas vidas. O projeto foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de Arte da Escola SHIRLEI CERUTI, através de diferentes atividades propostas centrada nas transformações que vem ocorrendo no processo ensino aprendizagem associando a diversidade das mídias que estão inseridas no cotidiano de nossos alunos eque cada vez mais vem ocupando seu espaço no ambiente escolar. Observou-se que nossos educandos manuseiam as mídias com facilidade o que pode vir a ser um bom aliado do educador, a partir do momento em que essas mídias estejam inseridas no processo ensino aprendizagem. Porém, é necessário que toda essa tecnologia seja disponibilizada ao aluno com direcionamento adequado. Nessa perspectiva propõem-seatividades que possibilitam aos alunos etilizarem as mídias como: internet, e suas ferramentas, máquinas fotográficas, celulares e mídia impressa.

PALAVRAS-CHAVE: disciplina de arte; arte fotográfica; fotografia e sala de aula.



Introdução


A disciplina de Arte sempre foi vista como uma matéria pouco valorizada e sem muita importância, até mesmos pelos representantes egestores. Sabe-se que tal disciplina não reprova o aluno, e desta feita não é dada o devido valor. A começar pelo material didático, o qual não é disponibilizado aos alunos e nem tão pouco ao professor, as aulas são ministradas uma vez por semana, o que torna ainda mais complicada desenvolver um bom trabalho. A arte faz parte da história da humanidade, desde os tempos mais remotos o homem já expressavasuas idéias e seus sentimentos por meio de desenhos e outras formas de Arte.


O objetivo geral do projeto foi potencializar a prática de sala de aula aplicando metodologias mais eficazes que despertasse o interesse do alunado na disciplina de Arte, através da disponibilização de meios para que os alunos olhassem a disciplina da Arte com outros olhos, passando a sentir prazer aoestuda-la, bem como entender que a Arte faz parte de suas vidas.


Os objetivos específicos delimitados foram: compreender a necessidade de estudar a disciplina de Arte para melhor entender a história da humanidade, através da fotografia; conscientizar o aluno da importância de expressar seus sentimentos através da arte, por meio da fotografia; aprender a analisar os fatos passados e presentes nocontexto geral; registrar as mudanças do passado que de alguma forma interferiram ou interferem em nosso presente; elaborar textos críticos, mas com conhecimento de causa, sabendo argumentar cada episódio estudado; expor as fotos elencadas pelos alunos, através de Banners na Escola para uma divulgação do trabalho realizado.


A metodologia de trabalho foi a pesquisa-ação a partir dadiscussão do ensino da Fotografia dentro da disciplina de Arte como conteúdo programático. O presente relato da experiência parte da coleta de dados da prática docente baseado nos resultados da aplicação do projeto “A FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA”. Juntamente a descrição dos procedimentos, articulamos ainda, com este relato, as observações sobre as influências que a fotografia exerce no processo deexperiência empírica, cujo campo de estudo é a sala de aula. Além de oferecer argumentos ou subsídios para mostrar que a fotografia, pode enriquecer de forma significativa, o currículo do Ensino Médio, podendo estimular a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do sujeito.


O projeto “A Fotografia na Sala De Aula” foi aplicado na região Norte do Brasil,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!