Liderança

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
É possivel evidenciar a importância de um líder dentro da organização?

O presente ensaio aborda o tema liderança e enfatiza a sua importância dentro de uma organização. Objetiva diferenciar os papéis de gerente e líder com definições de estudiosos da área. Argumentar sobre a função do líder, assim como sua atuação que faz a diferença dentro de uma instituição.
Cada pessoa tem suas aspirações,seus objetivos, suas preferências, sua personalidade, seus talentos e habilidades. Porém, ao constituirem uma equipe de trabalho, as pessoas que se destacam, pelas diferenças individuais, precisam de uma liderança para alcançar seus objetivos ou atingir o resultado esperado. O que se observa é que liderança é necessária em todas as atividades, em todos os tipos de organização humana e,principalmente, nas empresas onde é uma das principais funções administrativas, destacando-se pela sua complexidade.
A liderança é um processo abrangente que ocorre, praticamente, em todos s segmentos da sociedade como a família e a escola. Ela se manifesta sempre que uma pessoas procura influenciar o comportamento de outro ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos. CARVALHO (2009, p.19) afirmava que“ Conhecer as forças que estimulam e motivam o ser humano é o primeiro e fundamental passo para a compreensão e exercício da liderança”.
O líder deve proporcionar ao seu liderado o apoio necessário à motivação no trabalho. Em outras palavras, não cabe ao líder influenciar um liderado a alcançar um dado objetivo, a motivação para o alcance de tal meta deve ser intríseca ao trabalhador. Ao lídercabe o papel de facilitador, para que os funcionários procurem novas maneiras de atuar.
Com a liderança despreparada,
Nessas situações, não há um planejamento adequado dos trabalhos, a comunicação é falha, ninguém assume riscos, o processo decisório emperra, e finalmente, os problemas ficam sem solução […] os resultados são igualmente desastrosos como clima negativo, quase insuportável, saída dosfuncionários competentes e “retenção” dos mais fracos, projetos atrasados e resultados pífios. (CARVALHO, 2009, p. 52)
Percebe-se que no interior das empresas existe tanto um líder formal, cujo é aquele que foi oficialmente declarado de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor e a quantidade de poder é determinada pela posição ocupada. Comotambém o líder informal, que não exerce liderança normativa, legal e nem sempre possui cargos importantes. É uma pessoa comum, porém, com extraordinário brilho pessoal, fruto de traços de inteligência, de comportamento ético, de domínio técnico a respeito de temas específicos e do ótimo relacionamento interpessoal. Impõe-se com naturalidade e conquista o respeito e admiração dos companheiros.
Aessa concepção, CHIAVENATO (1992, p.160) diz que “ […] a habilidade de liderança não é nata. Nem privativa de alguns poucos superdotados. Ela tem de ser aprendida e incorporda ao comportamento do gerente para fazer parte do seu cotidiano de trabalho”. Percebe-se contudo que, com muito exercício e prática de treinamentos essa habilidade poderá trazer maior confiança quando necessária.
Além disso,Organizações, assim como pessoas têm valores. Para serem eficientes em uma organização, os valores de uma pessoa precisam ser compatíveis com os valores da organização. Eles não precisam ser os mesmos, mas devem ser próximos o bastante para coexistirem. Caso contrário a pessoa não só ficará frustada como também não produzirá resultados. (DRUCKER, 2004, p.94-95)
A liderança não deve serconfudida com gerência. Um bom gerente não é necessariamente um bom líder e vice-versa. Na realidade os líderes devem estar presentes em nível de direção, gerência e hierárquicos, ou seja, em todas as suas áreas de atuação. Contudo, é na gerência que reside o ponto mais crítico da liderança. Nele, são elaborados e traduzidos os objetivos e necessidades da empresa e transformados em metas e esquemas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!