Liderança

Páginas: 24 (5925 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
I. INTRODUÇÃO

A liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais dos diversos setores de atividade. Considera- se um tópico fundamental nas relações de trabalho, uma vez que os liderados identificam o estilo de liderança como um fator desencadeador dos conflitos laborais. Ao mesmo tempo, as incompatibilidades pessoais e/ouprofissionais entre líder e liderado(s), a coexistência de lideranças formais e informais, bem como, a integração dos diferentes estilos ao longo da cadeia hierárquica de uma organização, é apenas parte da complexidade e subjetividade inerente ao tema.
Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente de característicaspessoais e inatas do sujeito. Atualmente, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada/aperfeiçoada. Apesar disso, persistem inúmeras dúvidas conceituais. São muitos os trabalhos realizados em torno deste tema, bem como, focos e níveis de análise/intervenção; talvez por isso sejam inúmeras as confusões conceituais relacionadascom a liderança, nomeadamente aquela que equipara liderança a chefia. Na verdade, o conceito de liderança e o exercício (in) formal da mesma nem sempre estão associados de forma direta.
As organizações, para alcançar os objetivos que se propõem e se atribuem, organizam-se a elas próprias. A ação de organizar pressupõe trabalho conjunto ou ação concertada. Daqui emerge a necessidade de geraracordos e de gerir expectativas, criar linguagens comuns e de encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto. A definição e alcance de objetivos é uma atividade ‘política’ ou ‘estratégica’, no sentido em que implica escolhas e preferências, definição de prioridades, formação de alianças e coligações. E, neste processo, o debate ou confronto, o diálogo ou a conversação, otrabalho de persuasão ou de legitimação, desempenham um papel nuclear. Neste contexto, agir é comunicar. E, fazê-lo de forma eficaz, implica atender a diferentes interesses em jogo e não perder de vista os diferentes destinatários da comunicação.

I.

II. DESENVOLVIMENTO

Conceitos de Liderança

Poucos termos em Comportamento Organizacional inspiram menos concordância de definiçãoquanto liderança. Como diz um especialista: "Existem quase tantas definições de liderança quanto existem pessoas que tentaram definir o conceito."
Embora quase todo mundo pareça concordar que liderança envolve um processo de influência, as diferenças tendem a centrar-se em torno de se a liderança deve ser não-coercitiva (o oposto de usar autoridade, recompensas e castigos para exercerinfluência sobre os seguidores) e se é distinta de gerenciamento. A última questão foi um tópico especialmente aceso em debates nos últimos anos, com a maioria dos especialistas argumentando que liderança e gerenciamento são diferentes.
Para Abraham Zaleznik, citado em Robbins (1999) da Harvard Business School, acha que líderes e gerentes são tipos de pessoas muito diferentes. Eles diferem emmotivação, história pessoal e no modo de pensar e agir.
John Kotter, um colega de Zaleznik em Harvard, também argumenta que liderança é diferente de gerenciamento, mas por outras razões. Gerenciamento propõe ele, é lidar com complexidade. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos formais, planejar estruturas organizacionais rígidas e acompanhar os resultados dosplanos.
Dessa forma, definimos liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.
Segundo George R. Terry, citado em Robbins (1999)"liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo".
É importante notar que essa definição não faz menção a qualquer tipo particular de organização. Em toda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!