Liderança

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Liderança
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados. É a capacidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objectivos da equipa e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada de uma tarefa ou daactividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores actuais, são necessárias não só as competências de chefe, mas principalmente as de líder.
O estudo da liderança
A natureza e o exercício da liderança tem sido objecto de estudo do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde asua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o que, e porque, fizeram o que fizeram".[1] A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava de ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e o seu "reisábio", bem como Tao e o seu "líder servo".
Académicos argumentam que a liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de 30 fora do campo da filosofia e da história. Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura sobre liderança evoluíram de teorias que descreviam traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básicaque esboçava o que os líderes eficazes deveriam fazer, e chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo para a liderança eficaz.
Nos últimos anos, uma boa parte dessas pesquisas e obras tem sido criticada por ser de âmbito muito restrito, mais preocupada com a explicação dos comportamentos de líderes face a face com seus colaboradores, do queem examinar os líderes no contexto maior das suas organizações, prestando pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental. É ao processo de maior importância que se deve dar ênfase.
Teorias
Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três teorias principais sobre aliderança:
* Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.
* Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
* Situações de liderança. Nesta teoria o líder pode assumir padrões de liderança diferentes, para cada situação e para cada um dosmembros da sua equipa
Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.
Estilos de Liderança
* Liderança autocrática: Na liderança autocrática o líder é focado apenasnas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança directiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
* Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
* Liderança liberal ou Laissez-faire: Laissez-faire éa contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas têm mais liberdade na execução de projectos, indicando possivelmente uma equipa madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a liderança liberal também pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!