Liderança

Páginas: 9 (2187 palavras) Publicado: 14 de maio de 2012
Teorias sobre Liderança

A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias sobre a liderança que foram apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: teorias de traços de personalidade; teorias sobre estilo de liderança e teorias situacionais da liderança.

As teorias sobre os traços de personalidade do indivíduo sãoas mais antigas a respeito da liderança. Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Segundo essas teorias, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. O líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Cada autor específicaalguns traços característicos de personalidade que definem o líder, como: traços físicos – energia, aparência pessoal, estatura e peso; traços intelectuais – adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança; traços sociais – cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa; traços relacionados com a tarefa – impulso de realização, persistência e iniciativa.

Em resumo, olíder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso.

As teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo quo o líder faz, isto é, o seu estilode comportamento para liderar.

A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática.

A liderança autocrática o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo.

A liderança liberal o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum.

A liderança democrática o líder conduz eorienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas.

Teorias situacionais da liderança enquanto as teorias sobre traços de personalidade são simplistas e limitadas, as teorias sobre estilos de liderança consideram apenas certas variáveis da situação. As teorias situacionais explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilode liderança válido para toda e qualquer situação. A reciproca é verdadeira: cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

Concluindo a evolução das teorias de liderança atualmente alcançou a maturidade. No início tivemos a simples enumeração de características, depois passamos pela descrição comportamental, nos dias atuais, entendemos que cada contextorequer uma atuação do líder de acordo com a realidade vivenciada.

Estamos livres de paradigmas que engessam o exercício da liderança, mas temos padrões e parâmetros que podem ser ensinados, aprendidos e adequados da melhor forma a cada tipo de situação.

Pense nisso e reveja seus valores.

Fonte

Texto de Idalberto Chiavenato – Livro Introdução à Teoria Geral da Administração – capítulo 6 –Decorrências da Teoria das Relações Humanas.
.
OS TRAÇOS DA PERSONALIDADE 
Para a psiquiatria os tipos de personalidade, ou os tipos psicológicos, são classificados de acordo com o conjunto de traços que caracterizavam a maneira de ser da pessoa, o modo como a pessoa interage com seu mundo objectual, ou seja, como o sujeito se relacionava com o objeto.
Carl Jung (1875 – 1961) classificavaas pessoas em dois tipos básicos de atitude (dos quais também derivam vários subtipos), a extroversão e a introversão, de origem biológica. A extroversão, segundo ele, era governada por expectativas e necessidades sociais, estando orientada para a adaptação e reações exteriores, enquanto a introversão teria sua energia dirigida para os estados subjetivos e processos psíquicos. A extroversão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança
  • Liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!