Liderança

Páginas: 22 (5435 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
1. Liste os pontos sobre os quais deseja dar feedback - Gaste um tempinho pensando sobre o que de fato a pessoa está fazendo de errado, quando aconteceu, se houve repetição, se foi dado feedback informal, etc. Depois crie uma lista de tópicos que será usada como base para a sessão de feedback.
2. Marque a reunião de Feedback - Marque dia e horário adequados, somente você e o colaborador ecertifique-se de que não haverá interrupções.
3. Exponha os pontos de melhoria - Seja claro, direto e específico. Use o PNP (Positivo-negativo-positivo), sempre começando de forma positiva, explicando o problema e finalizando de forma positiva. Evite usar o “Mas”.
4. Deixe a pessoa falar – Uma pessoa acuada segue um dos caminhos do estresse – Atacar ou Fugir – ou seja, não vai ouvir nada doque você falar, pois estará pensando em qual argumento usar para se defender ou ainda, poderá estar pensando se será demitida. Portanto, permita que ela fale o que está sentindo.
5. Ofereça ajuda - Sempre que possível ofereça ajuda, às vezes o sujeito simplesmente não tinha notado aquele comportamento ou talvez não saiba como fazer determinada atividade. Escolham juntos dois ou três tópicos econstruam um plano de coaching. Separe tempo de qualidade para conversar, ensinar e aprender sobre os tópicos.
6. Acompanhamento – Periodicamente acompanhanhe o progresso do sujeito.  Os checkpoints são importantíssimos, inclusive para realizar uma nova sessão reconhecendo as melhorias. Tem ótimo efeito!
Essa é a forma que aprendi a dar feedback a partir dos que recebi. Nem todos sãoagradáveis de ouvir, mas com o tempo aumentamos nosso auto-conhecimento e com isso melhoramos nossa adaptabilidade no ambiente de trabalho. Mas se nada disso der certo….. corta a cabeeeeeça!!!!
FEEDBACK
Feedback já é uma palavra amplamente conhecida dentro da maior parte das organizações. Significa realimentar ou dar o retorno e tem a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobrealguma coisa pessoal ou profissional. Essa ferramenta é utilizada dentro das empresas para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargo que ocupa dentro da organização.
Todo relacionamento, para que seja agradável e saudável, são baseados em poder conversar sobre o que incomoda e como melhorar. Para que isso se dê de forma construtiva, como é o objetivo dofeedback, precisamos saber fazer isso corretamente. Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber se a outra pessoa aceita o fato.
Contudo, também precisamos estar preparados para receber feedback. Um líder ou um empreendedor só terá sucesso a partir do momento que souber desenvolver, de forma correta o processo e a capacidade de dar e receber feedback. Pois tratar com pessoas é parte mais difícil dequalquer liderança mais também a mais importando pois é través de uma equipe de pessoas com bom relacionamento que atingimos o sucesso e um ótimo ambiente de trabalho.

DAR E RECEBER
Devemos sempre buscar aprimorar nossa comunicação exercitando e recebendo opiniões de outras pessoas como qualquer outra habilidade, pois dependendo da forma que o feedback é dado e recebido, ajudará bastante parao processo de aprendizado de cada individuo. Desta forma, temos que estarmos preparados para dar nossa opinião da forma específica, descritiva, prática e em momento oportuno para o público certo.
Ao dar feedback temos que ser específicos ao invés de genérico assim será mais útil para a pessoa que o recebe. Ser descritivo e não estimativo. Falar de algo que possa orientar a pessoa a melhorar.Destaque as áreas que precisam de mais aprimoramento e fale de uma ou duas coisa para que a pessoa possa se concentrar, pois normalmente reagimos a algumas partes do feedback. Não descrever suposições sobre motivos, intenções ou pressentimentos pois isso indica algo sobre a própria pessoa.
Ao receber feedback esteja atento e aberto ao que estiver ouvindo. Embora possa sentir-se magoado com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!