Liderança

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Referência Bibliográfica:HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sextante, 2004.Credenciais do autor: James C. Hunter nasceu em Detroit, Michigan. O mesmo é consultor chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria na área de R.H e treinamento. Com mais de vinte anosde experiência, Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante, autor também do livro "Como se tornar um líder servidor".

Resenha da Obra:

A leitura do livro favorece uma excelente reflexão sobre a essência da liderança. O conceito de poder, autoridade e liderança são bastante enfatizados. Durante a leitura acompanhamos importantíssimas contribuições dos personagensenvolvidos: Lee, o pregador; Greg, sargento do exército; Tereza, diretora de escola pública; Chris, treinadora de basquete universitário; Kim, enfermeira-chefe; John, administrador de empresa e Simeão, o monge. A história é narrada por John, um executivo aparentemente bem sucedido que ao poucos vê a sua vida declinar, e não consegue compreender o por que deste declínio. Casado e pai de um casal de filhose gestor de uma empresa renomada, John passa por muitas dificuldades tanto em suas atividades profissionais quanto em sua vida familiar. Orientado pelo pastor da igreja onde freqüentava a participar de um retiro de uma semana em um mosteiro cristão chamado João da Cruz, para refletir sobre seus erros colocar a sua vida em ordem o mesmo concordou graças ao apoio de sua esposa. Um dos frades eraLeonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. Quando John chegou ao mosteiro e soube que o lendário Leonard Hoffman agora era o frade Simeão, ficou surpreso, pois este nome o perseguia desde criança, tendo tido um sonho onde um velho o agarra-lhe pelos ombros,olha-o nos olhos e grita: “ Ache Simeão eouça - o!
No primeiro capítulo que é intitulado de As Definições o autor aborda as definições de liderança que é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum“. Sobre este conceito é apresentado um comentário bastante relevante, de que a habilidade precisa ser desenvolvida a partir da decisão dequebrar paradigmas. Para que alguém consiga fazer a transição comportamental, tendo em vista um relacionamento que facilite a influência, é necessário que tenha clara a diferença entre poder e autoridade. Poder recebe o conceito de ser “ a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição de força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.” Autoridade por sua vez éconceituada como “a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”. É importante notar que poder é apresentado como expressão de força, sendo necessária a utilização da posição hierárquica na instituição para que a vontade de alguém seja correspondida. Já autoridade é apresentada como uma qualidade que dispensa o uso da força , dacoação. É habilidade de conduzir pessoas a se responsabilizarem de maneira voluntária, sem pressão psicológica, aspectos estes que são frutos da observação dos liderados sobre o comportamento e relacionamento do líder, sendo comportamento e relacionamento os fatores da influência pessoal. Torna-se autoridade não é tarefa fácil, é necessário esforço em moldar o comportamento. É um processo doloroso adecisão em torna-se diferente, mais pronto para ouvir, para refletir, para compreender o outro em suas reais necessidades, etc. O serviço é a essência da liderança.

O segundo capítulo, O Velho Paradigma, foi discutido sobre o comportamento das pessoas como uma abordagem psicológica, sobre as necessidades humanas que vão além do dinheiro, pois segundo o autor “ não são as coisas materiais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!