Liderança e motivação no enfoque organizacional

Páginas: 13 (3102 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO ENFOQUE ORGANIZACIONAL


Maria de Lourdes Bissa Vieira[1]
Marystela Assis Baratter Sanches[2]




RESUMO




Este artigo tem por objetivo analisar o papel do líder na organização e como ele utiliza a motivação para obter os resultados esperados da equipe de trabalho. Apresenta uma imagem viva e precisa de liderança e motivação, buscandodesvendar as diferenças e paridade entre os temas e a maneira como é colocada a prática nas organizações. Aborda tópicos como a gestão de pessoas e gestão do conhecimento. Terá como foco a motivação e algumas teorias de conteúdo. Analisa a liderança intrinsecamente ligada à motivação e a busca pela excelência dentro do enfoque organizacional. A apresentação das informações se faz com embasamento empesquisas, utilizando os métodos de investigações, pesquisas descritivas, pesquisa qualitativa e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a liderança e a motivação no enfoque organizacional estimula tanto pesquisadores quanto administradores, dada a importância do tema, e, ainda, quando possível, monitora-se o nível de disposição da pessoa para realização de tarefas

Palavras-chave: Liderança.Motivação. Organização. Diferencial. Gestão do conhecimento.


INTRODUÇÃO


O século passado consagrou-se pelo incremento tecnológico e parece ter preconizado que o homem abriu um caminho no qual não pode mais parar de perseguir avanços, e com um afoitamento cada dia maior.
Já no início desse século, sabendo dos empenhos existentes pelos avanços tecnológicos, avilta-se ocomportamento pela busca de valores, dentre outros, a retidão e solidariedade na constituição de novos modelos de organização.
Jamais fora tão importante e urgente a necessidade pela busca de conhecimento, de retomada de valores humanos, especialmente para aqueles indivíduos que são envolvidos em trabalhos que prestam informação, como por exemplo, a educação. E é a partir desse enfoque quesurge o problema com o seguinte questionamento: qual o papel do líder na organização e como ele utiliza a motivação para obter os resultados esperados da equipe de trabalho?
Em primeiro lugar, necessita-se trazer à baila que a gestão do conhecimento implica numa adoção de práticas gerenciais compatíveis com os processos de criação e aprendizado individual bem como a coordenação sistêmicade esforços em vários planos: organizacional e individual, estratégico e operacional, de normas formais e informais. Processos estes que estão intimamente ligados ao comportamento organizacional.
Daí entender o porquê de vários autores dedicarem-se ao aprofundamento das questões relacionadas com o conhecimento nas empresas e com a identificação das características das organizações, cujavisão, missão, estratégia, cultura, estrutura organizacional, estilo gerencial, estratégia de gestão de pessoas, normas, processos e práticas, lhes garantem eficiência e eficácia.
Este artigo apresenta uma imagem viva, de liderança e motivação, buscando desvendar as diferenças e paridades entre os temas e a maneira como é colocada a prática nas organizações.
O interesse paratal objetivo está ligado à convicção de que a gestão do conhecimento se pauta na gestão de pessoas e, assim, passam a existir características específicas nesta derradeira, sem as quais, as empresas correm o risco de não alcançar ambientes e qualidades para o aumento permanente da criatividade, inovação e aprendizado organizacional. Assim, viabilizam-se os esforços a fim de serem alcançados osobjetivos estratégicos do enfoque organizacional.
O artigo divide-se em três partes em que aborda tópicos como a gestão de pessoas e gestão do conhecimento; que busca estabelecer uma relação explícita entre os diversos níveis da prática gerencial relacionados à gestão de pessoas, associada à gestão do conhecimento; a segunda parte que tem como foco a motivação e algumas teorias de conteúdo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança e motivação sob enfoque organizacional
  • Liderança e motivação no ambiente organizacional
  • A motivação e Liderança Organizacional
  • Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional.
  • Motivação liderança organizacional
  • RESENHA: Cultura Organizacional, Liderança e Motivação
  • Contexto histórico de liderança e motivação no ambiente organizacional
  • Comportamento organizacional, liderança, motivação, comunicação e grupos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!