Liderança e gestão de equipas

Páginas: 21 (5179 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
Conceitos Básicos
* A separação entre grupos e indivíduos é marcante na ciência, em que corresponde a objectos ontológicos distintos entre sociologia e psicologia
* Existem diversas dificuldades práticas sobre a interacção e separação entre indivíduos e os grupos a que pertencem, como famílias, comunidades, sociedades.

* No entanto há autores como George Herbert Mead queargumentaram que a mente, o ser e a sociedade são o produto comum de interacções entre os indivíduos uns com os outros e que as distinções se vão produzindo em função de relações pragmáticas entre os indivíduos de uma comunidade uns com os outros e com o meio físico. No final nenhum de nós existe fora de algum grupo nem os grupos são “entes” com significado fora daqueles que os constituem.

* FredericBartlett demonstrou através de várias investigações que existe uma construção social da realidade que seb reflecte na forma como “recordamos”.

* Norbert Elias escreveu sobre a importância dos grupos numa obra chamada “Os estabelecidos e os de fora”, em que descreve duas comunidades que partilhavam o mesmo espaço, riqueza, posição social, educação, empregos, tipo de habitação e não obstanteuns consideravam-se superiores aos outros e passados alguns anos os segundos “aceitavam” essa escala de valor.

* Erwin Goffman fala da vida enquanto uma “dramaturgia” que nos atribui papéis em “scripts” sociais que procuramos cumprir.

* Estes três autores não postularam a necessidade de grande clareza na separação entre a categoria “indivíduo” e a categoria “grupo” porque realmente unsnão existem sem os outros em sentido estrito. Somos seres sociais e sobrevivemos em conjunto e não como entidades ou agentes isolados e autónomos.

* As organizações não são meras colecções de seres, de indivíduos que executam tarefas. Actualmente, até poderíamos dizer com mais propriedade, partes de tarefas, uma vez que a divisão social do trabalho nos faz de modo crescente completamentedependentes do esforço colectivo.
* Quase nenhum produto pode ser realizado por um único mindivíduo porque, para a maioria dos produtos, a quantidade de saberes específicos que é necessário dominar para os poder manufacturar ou montar ou constituir ou oferecer não são passíveis de serem dominados por uma única pessoa.

* E, embora atribuamos tarefas a indivíduos que podem ser responsabilizadospessoalmente pelo seu desempenho, e avaliados por esse desempenho, em boa verdade a compleição de qualquer tarefa (aparentemente alocada a uma pessoa em particular e bem definida) não é passível de compleição sem a colaboração voluntária ou inconsciente, mediata ou próxima de uma multitude de outros agentes individuais mas conectados .

* Não obstante, somos todos diferentes. E cada um denós leva coisas diferentes para os grupos. Fazendo dos grupos coisas maiores que a soma dos indivíduos que os constituem.
* Ao mesmo tempo, da nossa participação em grupos, resulta a nossa transformação enquanto indivíduos, o que posteriormente possibilitará a nossa participação no grupo de novas formas ...

* Schein definia um grupo como: qualquer número de indivíduos que interagem entresi, estão psicologicamente conscientes uns dos outros e têm a percepção de constituir um grupo.
* Existem outras definições de grupos, até contraditórias com esta de modo radical, sendo difícil começar logo por um consenso no primeiro conceito em questão.

Podemos distinguir diversos tipos de grupos:
* Primários e secundários (família, colegas de turma versus bairro)
* Formais(permanentes ou temporários) ou informais (instrumentais - voluntários, amizade - bandos, interesse - tunners)
* Organizações e Instituições - que perseguem um propósito ou fim geral
* Comunidade - tribo, horda, etnia

Podemos ensaiar uma síntese de algumas posições, estaremos na presença de um grupo se:
* Os seus membros se definem como tal, e estão motivados para se juntarem e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança e gestão de equipas
  • Liderança de Equipas
  • Liderança de Equipas
  • Gestao de equipas
  • Gestão de equipas
  • gestao de equipas
  • Gestão de equipas
  • Gestão e Liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!