Liderança e competitividade

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 13 de julho de 2011
UNIJORGE
ANA RITA DAMASCENO GONÇALVES

LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE

SALVADOR

2009

UNIJORGE

ANA RITA DAMASCENO GONÇALVES

A LIDERANÇA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão de Serviços, curso Sup. de Tecnologia em Processos Gerenciais doCentro Universitário Unijorge, sob a orientação dos (as) professores (as) Maria das Graças Moreno Soledade e Carolina Pamponet, turma TPG Turma 1, turno noturno.

Salvador

2009

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico foi desenvolvido com a finalidade de falar sobre liderança, um termo crescente evocado no campo do desenvolvimento.

Muitos insistem em associar liderança a poder, dominação, masliderar é a arte de mobilizar, tomar decisões e obter resultados desejados.

Para o bom andamento de uma empresa, é recomendado que haja um líder, que será o mediador de informações entre empregado e empregador e que será o responsável pela interação entre as partes envolvidas.

Ele também deve ter uma boa comunicação com as equipes de trabalho e fazer com que as mesmas resolvam problemas demaior complexidade, tome as melhores decisões, liberem mais criatividade e desenvolvam mais capacidades e responsabilidades.

As empresas com o passar do tempo perseguiram a identificação e o desenvolvimento das pessoas que trabalham em suas fileiras e aplicaram nesta busca: recursos, expectativas, investimentos, idéias e teorias tentando sensibilizar nessas pessoas as perspectivas de um mercadocada vez mais disputado.

As pessoas são diferentes e divergem em idéias e opiniões, por isso é essencial que dentro de uma organização prevaleça o bom relacionamento entre as equipes de trabalho. Para que as pessoas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe elas precisam de liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe

O líder tem o poder de influenciar aequipe de forma que ela possa atingir as metas, e aprenderem com suas experiências, habilidades, treinamentos e crenças. O bom líder sabe fazer uso da influência, carisma e comunicação entre os seus liderados.

As características pessoais e de personalidade do líder, afetam as relações com os liderados e, conseqüentemente, o desempenho destes nas tarefas que executam na organização. Os grandeslíderes têm grandes equipes. Pessoas em quem confiar, que gostam do que fazem, sentem prazer em trabalhar e têm foco no resultado, não pondo o individual em primeiro lugar. Por isso a grande competência de um líder é formar boas equipes.

Gerir equipes torna-se algo realmente cuidadoso, desde a seleção, a integração, a comunicação, até e principalmente a qualidade de contato com cada elemento daequipe. Cabe a ele perceber cuidadosamente o que a de melhor em cada um dos seus liderados.

Manter a boa interação entre os liderados estimulá-los e reconhecer os seus esforços, dá ao líder à grande oportunidade de conquistá-los. Para que isso ocorra com grande resultados, muitos líderes usam o Marketing interno, que está relacionado às ações de treinamento e qualificação profissional de seuscolaboradores, visando um melhor serviço para os seus clientes.

O líder tem o dever de conscientizar os liderados, da necessidade do trabalho em equipe, evitar a competitividade e manter o vinculo profissional. Rivalidade significa oposição, acarretando menor colaboração e, portanto, menor produtividade.

Aquele que conduz os seus esforços no sentido de produzir, focado em um ideal, em missão evalores da empresa, deixando de lado seus choques pessoais, demonstra que o que interessa, são os ideais da empresa e não os seus próprios. Fica claro que a conjunção de esforços, servem para atingir objetivos comuns. Portanto, chego à conclusão, que a rivalidade e a competição não são boas formas de se aumentar a produtividade de uma empresa.

O líder deve conduzir as pessoas a um foco,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança e competitividade
  • Liderança e competitividade
  • Liderança e competitividade
  • Liderança e competitividade
  • Liderança, Motivação e Competitividade
  • Discussões sobre as relações entre competitividade e liderança no mercado de trabalho
  • Competitividade
  • Competitividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!