Liderança e competitividade

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Dioleno Regis Ferreira Denise Correa Teixeira Vinicius Rosa Dantas Augusto Sérgio Da Silva Andrade

TRABALHO INTERDISCIPLINAR TEMA TRANSVERSAL: LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE

Salvador 2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Dioleno Regis Ferreira Denise Correa Teixeira Vinicius Dantas Augusto Sérgio

TRABALHO INTERDISCIPLINAR TEMA TRANSVERSAL: LIDERANÇAE COMPETITIVIDADE

Trabalho Interdisciplinar apresentado como prérequisito parcial para aprovação na disciplina Psicologia Aplicada a Gestão, curso de Administração do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação da Professora EAD Ana Patrícia Santos, turma ADM 4, turno noturno.

Salvador 2012

SUMÁRIO
1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Conclusão 4. Referências 04 05 07 08 Introdução O tema liderança nos dias atuais tem um forte apelo tanto para os líderes, como para os liderados. Teses, artigos e livros mostram de várias maneiras o modelo de líder que seria o ideal para os tempos de hoje. Mas, como identificamos esse líder? Onde encontrá-lo? Antes de responder essas questões, é necessário mudar o conceito de que liderança é uma qualidade inata de cada pessoa. As organizaçõespodem e devem focar no desenvolvimento de novos líderes. Um dos primeiros passos para que isto aconteça é adotar de uma metodologia de gestão de pessoas dentro da organização. Enquanto o líder é estimulado a melhorar o relacionamento entre seus liderados ao mesmo tempo, ele é implacavelmente cobrado pelos resultados de curto prazo. Dividido entre a pressão por produtividade imposta pela estruturahierárquica das organizações e a busca pela satisfação pessoal, sua e de seus liderados, o líder encontra-se cada vez mais desorientado, não conseguindo agradar nem aos seus chefes e nem a quem deve liderar. As qualidades nas lideranças são de fundamental importância na administração de uma organização e são reconhecidas universalmente. Um bom administrador deve ser por definição, um líder.Basicamente, o líder deveria além de servir de exemplo, possuir, e, talvez, até mesmo pessoalizar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho. Por conta das grandes mudanças globais que vem ocorrendo, as empresas foram forçadas a dar nova estrutura e ir ao encalço do que se convencionou chamar de "excelência gerencial". Neste contexto, as habilidades, o conhecimento, as destrezas eeficácia passaram a ser desejadas e mais requeridas na figura que as organizações denominam líder dos tempos de hoje.

Os procedimentos essenciais do líder Fazer as coisas fluírem é de fundamental importância para as posturas e hábitos de um líder, pois um bom líder busca alcançar os melhores resultados, mas ele não consegue alcançar objetivos sozinhos, pois não será capaz de realizar todas asatividades que envolvem sua rotina. Para isso, precisa ter trabalhando com ele uma equipe envolvida, harmonizada e principalmente que participa ativamente, que age com interesse e motivação. Liderar não é tiranizar e constranger seus liderados é fazer com que a equipe seja uniforme e busque a informação, ou seja, que a comunicação seja de vital importância para o andamento do processoorganizacional. Mas como isso é possível? No dia-a-dia para desenvolver as atividades, algumas vezes, o líder deixa sair da memória particularidades que podem influenciar diretamente no modo de agir de seus liderados, como a valorização no trabalho, envolvimento profissional e principalmente humanização. O líder deve observar minuciosamente, bem como determinar o valor de suas atitudes, buscando um modo depensar e agir que ajude seus liderados a desenvolver-se, alinhando suas qualidades pessoais aos da empresa, fazendo com que a produtividade cresça e o objetivo final seja o pretendido. Mas como chegar ao um objetivo comum, numa realidade na qual o que um líder promete deve estar alinhado com o que alcança? Há quatro comportamentos essenciais que tornam o líder mais eficaz: 1. Conhecimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança e competitividade
  • Liderança e competitividade
  • Liderança e competitividade
  • Liderança e competitividade
  • Liderança, Motivação e Competitividade
  • Discussões sobre as relações entre competitividade e liderança no mercado de trabalho
  • Competitividade
  • Competitividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!