Liderança no Mercado - Gerdau

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito apresentar de forma resumida a história da empresa Gerdau, afim de analisar seu desenvolvimento ao longo do tempo, pesquisar e compreender quais foram os principais fatores que a levaram a tornar-se líder de mercado no segmento de aços longos nas Américas, e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo.

Tal analise e estudo sobrea empresa enfatizará e dará relevância aos assuntos estudados no segundo semestre de administração da UNIASSELVI, sendo eles economia, sociologia, empreendedorismo e matemática.

Ao final do desenvolvimento deste trabalho, pretende-se chegar a uma conclusão concisa sobre quais os pontos que foram mais relevantes no desenvolvimento da empresa, e que realmente foram importantes e decisivos paraque a empresa pudesse crescer e tornar-se líder de mercado.


2 A EMPRESA GERDAU

O grupo Gerdau nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, um Europeu que imigrou para o Brasil em 1889, em 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos. No ano de 1901, João Gerdau, como Johann é conhecido no Brasil, comprou a fábrica depregos Pontas de Paris, marco da origem do Grupo, quem em 1917 passou a ser administrada pelo seu filho, Hugo Gerdau.

Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do Estado. Em decorrência da morte de Hugo Gerdau em 1946, seu genro,Curt Johannpeter, assumiu a direção da Gerdau e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios.

O talento de Curt para os negócios e o empreendedorismo foram os ingredientes para o sucesso empresarial. Dois anos após a sua entrada, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Riograndense e o grupo iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia.

Curt trouxe para a empresa os valorescultivados em família, mostrando que o respeito às pessoas é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma organização. Ele sempre foi um grande exemplo de competência social, que é a capacidade de desenvolver, concretamente, no dia-a-dia, um ambiente de trabalho baseado na parceria, na abertura do diálogo, na cordialidade, sem perder o sentido profissional. Em 1963 criou-se a Fundação Gerdau,auxiliando os colaboradores e suas famílias com programas de Educação, Saúde e Habitação.

A direção desse excelente administrador também foi fator decisivo de modernização e impulso profissional para a Gerdau. Em 1968, a empresa foi uma das primeiras do setor industrial a se informatizar no Brasil.

Segundo relata o site oficial da Gerdau, “O talento para os negócios do Seu Curt aliado à tradiçãoempreendedora da família Gerdau foram os ingredientes para a busca incessante da satisfação dos clientes e, como decorrência, do sucesso dos negócios da empresa.”

Em 1983, quem assumiu a presidência do Grupo foi Jorge Gerdau Johannpeter, que em 2002 recebeu do CRA-SP o título de Administrador Emérito. Jorge Gerdau foi escolhido por uma comissão formada por representantes da Faculdade deEconomia, Administração e Contabilidade da USP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Associação das Empresas Distribuidoras de Valores, Associação Comercial do Estado de São Paulo, Bolsa de Valores de São Paulo, Sindicato dos Administradores do Estado de São Paulo e Conselho Regional de Administração de São Paulo, referendando decisão da maioria dosadministradores, que o elegeu como profissional que melhor espelha o ideal da Administração.

O grupo, que participa do desenvolvimento da economia brasileira há mais de 100 anos, a partir da década de 80 expandiu-se para a América do Sul e do Norte, alcançando uma capacidade instalada de 14,2 milhões de toneladas de aço por ano. O faturamento consolidado do grupo nos primeiros nove meses de 2002 foi R$ 8,1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança no mercado
  • Liderança no mercado de varejo de alimentos
  • Liderança no Mercado de Trabalho
  • Liderança gerenciamento de projetos economia e mercados
  • Empreendedorismo e liderança das mulheres no mercado de trabalho
  • O papel da liderança como diferencial competitivo no mercado de produtos e
  • Discussões sobre as relações entre competitividade e liderança no mercado de trabalho
  • A liderança como diferencial competitivo no mercado de produtos e serviços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!