Liderança nas organizações

Páginas: 100 (24840 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
1. CAPÍTULO – INTRODUÇÃO

1.1 Linha de Pesquisa

O Presente trabalho tem como linha de pesquisa a Gestão de Recursos Humanos, pois trata da política de gestão de pessoas numa organização, seja ela de caráter público, privado ou do 3° setor. Isto é, trata-se do comportamento organizacional dentro da esfera dos Recursos Humanos.


1.2 Tema do Trabalho

O tema proposto para a pesquisa é aLiderança nas Organizações, que estuda a interação do superior com os seus subordinados na empresa, ou seja, buscar-se-á entender o efeito da liderança do superior com os seus respectivos subordinados.


1.3 Introdução

Quando se fala em liderança, surgem diversas dúvidas a respeito do que é liderar, da sua real função e também sua importância dentro de uma organização. Mas o que é aliderança? São muitas as respostas para esta pergunta, Maximiano (2011) descreve algumas e, segundo ele:

“Uma pessoa (ou grupo) tem liderança quando consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas.”
“Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas éum líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações.” “(...) é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização de seus próprios objetivos.”.

Para Lacombe e Heilborn (2003), sobre o ponto de vista da administração, liderar é conduzir um grupo de pessoas,influenciando os seus comportamentos e ações, a fim de atingir objetivos e metas de interesse comum do próprio grupo, de acordo com uma visão de futuro baseada num conjunto coerente de ideias e princípios.
Em todas as afirmações, a liderança é definida como uma relação de influência. Ainda segundo Maximiano (2011), a figura do líder é dominante, como se a liderança fosse uma virtude ou competência dada aalgumas pessoas com a capacidade de influenciar outras. Entretanto, liderar é mais que uma competência.
Em uma definição mais complexa, McGregor1 (Apud Maximiano, 2011), diz que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também um processo social complexo, onde atuam as motivações dos liderados, a tarefa ou missão, o líder e a conjuntura ou contexto dentro do qual ocorre a relação entrelíder e liderados.
Com essas variáveis, nota-se que os liderados são colaboradores do líder, Petracca2 (Apud MAXIMIANO, 2011) apresenta:

“Líderes são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder, e que têm condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra legitimação na correspondência com as expectativas dogrupo.”.

Ainda segundo o autor, são dois os tipos de liderados, os fiéis, que seguem o líder e os mercenários que atuam somente por interesse, mas a relação de ambos com o líder é a mesma e cabe a ele saber motivar seus aliados para contornar essas diferenças, além do que essa motivação estará aliada a missão ou tarefa, que é a ligação entre o líder e seus liderados, essa ligação acaba por serinfluenciada pelo meio organizacional e social ao seu redor. É o meio que define o comportamento do líder e liderados, e o modelo a ser desempenhado, em outras palavras, a liderança também depende do clima e da cultura organizacional.
Ainda para Lacombe e Heilborn (2003), o líder para alcançar objetivos e metas através de seus liderados age de diferentes maneiras, agindo de acordo com a necessidadede cada momento, sem esquecer que ele é considerado pelos outros como o responsável pela realização dos objetivos do grupo, um verdadeiro agente da mudança, sendo assim, um líder não é um gerente no sentido normal.
Não se procura colocar quem é o verdadeiro líder, ou se mesmo existe um, nem tão pouco realizar discurso de como tornar-se líder, pois este é um assunto muito vasto e essa tese em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança nas Organizações
  • Liderança nas organizações
  • A liderança nas organizações
  • Liderança nas organizaçoes
  • Liderança nas Organizações
  • A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
  • Liderança nas organizações
  • Liderança nas Organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!