Liderança nas organizações

Páginas: 28 (6946 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2012
Liderança nas Organizações

Noção de Liderança
Tópicos abordar
- Definições e Divergências; - Gestão e Liderança; - Gestores e Líderes;

Noção de Liderança
Definições e Divergências

Existem quase tantas definições de liderança quantas as pessoas que tentaram definir o conceito. (Bass, 1990)

Noção de Liderança
Como um conjunto de actividades de um individuo que ocupa uma posiçãohierarquicamente superior, dirigidas para a condução e orientação das actividades dos outros membros, com o objectivo de atingir eficazmente o objectivo do grupo. (Syroit, 1996: 238)

Noção de Liderança
Considera a liderança como um processo de influência que afecta a interpretação dos eventos pelos seguidores, a escolha dos objectivos, a motivação dos seguidores para cumprir os objectivos, amanutenção das relações de cooperação e do espírito de equipa, e a obtenção de apoio e cooperação de pessoas exteriores ao grupo ou organização. (Yukl, 1994: 5)

Noção de Liderança
Porquê estas divergências?
Liderança como um processo colectivo; Alguém se especializa no papel de líder;

Noção de Liderança
Gestão e Liderança
Liderança É uma influência de relacionamento. É levada a cabo comlíderes e seguidores. Envolve líderes e seguidores que procuram mudanças reais na organização. Requer que as mudanças procuradas reflictam os propósitos mútuos de líderes e seguidores. Gestão É um relacionamento de autoridade. É levada a cabo com gestores e subordinados. Envolve a coordenação de pessoas e recursos para a produção e venda de bens e/ou serviços numa organização. Requer coordenaçãode actividades para produzir e vender bens e/ou serviços que reflictam os propósitos da organização.

Noção de Liderança
A gestão respeita ao fazer frente à complexidade. (…) Sem uma boa gestão, as empresas complexas tendem a tornar-se caóticas de tal modo que a sua existência pode ficar ameaçada. A liderança, pelo contrário, respeita à forma de lidar com a mudança. (…) Kotter (1992a) Noção de Liderança
O comportamento encontrado nos dois papeis
Gestores Rendem-se à situação. Administram. Questionam-se sobre o como e o quando. Têm perspectivas de curto prazo. Imitam. As competências de gestão podem ser ensinadas/aprendidas. Líderes Procuram agir sobre a situação. Inovam. Questionam-se sobre o quê e o porquê. Têm uma perspectiva de longo -prazo. São originais. As competências deliderança não podem ser ensinadas ou aprendidas.

Noção de Liderança
Um individuo pode assumir os dois papéis? Etziomi (1964) inclinou-se para a ideia de que as competências não são transferíveis e de que há incompatibilidade psicológica entre as duas dimensões. Kotter (1992a) partilha de opinião idêntica (…). É claro que ninguém pode ser bom, simultaneamente, a liderar e a gerir. (…)

Noçãode Liderança
Os efeitos de um líder podem dividir-se em directos e indirectos.

Directamente, o líder pode:
levar os subordinados a trabalharem mais e melhor (através, por exemplo, dos incentivos ao desempenho e da definição de metas desafiantes); aumentar as capacidades dos seguidores para o trabalho (ministrando formação, mostrando melhores meios de trabalhar, etc); organizar e coordenar asactividades de modo mais eficiente, eliminando atrasos, duplicação de esforços e desperdícios; obter os recursos necessários para realizar o trabalho (informações, pessoal, equipamento, materiais, meios financeiros…).

Noção de Liderança
Os efeitos indirectos são mais lentos mas, também, mais duráveis. Incluem aspectos como: a mudança da cultura da organização (Waldman, 1993; Schein, 1983,1985); o desenvolvimento a longo prazo de capacidades e competências dos colaboradores; a alteração da tecnologia usada para realizar as operações; a mudança da estrutura organizacional (descentralização, criação de novos departamentos, alteração das relações hierárquicas…); a alteração de estratégias (desenvolvimento de novos produtos e mercados, realização de jointventures…).

Noção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança nas Organizações
  • Liderança nas organizações
  • A liderança nas organizações
  • Liderança nas organizaçoes
  • Liderança nas Organizações
  • A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
  • Liderança nas Organizações
  • Liderança nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!