Liderança nas Organizações

Páginas: 15 (3525 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
Índice
Introdução 2
Liderança 3
Abordagens 3
Teoria dos traços e competências 3
Teorias Comportamentais 7
Estudo da Universidade de Ohio 8
Estudos da Universidade de Michigan 8
Os estilos de Likert e a Grelha de Blake e Mouton 9
Teoria dos traços Vs. Abordagem comportamental 9
Conclusão 10
Bibliografia 10


Introdução
A liderança é um tema que tem despertado a atenção de váriosinvestigadores e profissionais. É um processo chave nas organizações.
Podemos definir liderança como o processo de influência em que alguns indivíduos estimulam/encorajam o movimento de um grupo em direcção a um objectivo comum, ou seja, um líder é aquele que influencia um determinado grupo de pessoas para que façam o que ele pretende.
Afinal, nascemos ou tornamo-nos líderes?
Durante muitos anosa liderança era entendida como um traço de personalidade, que dependia somente de características inatas, que nasciam com a pessoa. Passou por uma abordagem básica de que para além de inata ela pode ser aprendida, depende da aprendizagem. Chegando a uma abordagem situacional, onde as variáveis do meio são condicionadoras da liderança e propõe um estilo mais flexível, adaptativo dos quais depende aeficácia do líder.
Neste trabalho nós iremos demonstrar duas das teorias desenvolvidas acerca do tema da liderança. Estas teorias têm por objectivo explicar como surge ou “nasce” um líder, verificar as características que estes devem possuir para cada tipo de situação onde desenvolvam um papel de liderança.

Liderança
O que é a liderança?
Este é um conceito para o qual existem inúmerasdefinições, por isso passamos a enunciar algumas delas:
• “…capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso das organizações de que são membros…” (Global Leadershipand Organizacional Effectiveness);
• “…capacidade de suscitar a participação voluntária das pessoas ou grupos na prossecução de objectivos definidos…” (Pelletier,1999);
•“o papel que se define pela frequência com que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo” (McDavid e Harrara, s/d);
• “é um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderança é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar” (Parreira,2000).
• “oincremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as directrizes rotineiras da organização” (Katz & Kahn, 1978, p. 528).
Existem ainda inúmeras dúvidas conceptuais relacionadas com a liderança, nomeadamente a diferenciação entre o conceito de chefe e de líder; o chefe é aquele que é destacado pela organização, é designado pela estrutura e actua de acordo com o poder que lhe éconferido; enquanto o líder é empregue de forma espontânea e natural no seio da organização e baseia a sua actuação na persuasão como estratégia de influência na equipa.
Podemos distinguir ainda a liderança estatutária e emergente. A liderança estatutária está associada à estrutura formal, estatuto oficialmente reconhecido; enquanto a liderança emergente trata-se daquela que é exercida por alguémindependentemente da posição oficial que ocupa.
Podemos dizer que a liderança é um processo de influência, e o líder é o que decide o que fazer, e faz com que as pessoas executem essa tarefa.
É então importante o modo como o líder é visto pelos outros na sua função, bem como ele analisar e ter a percepção da sua forma de liderar, deve-se ele próprio avaliar a sua liderança de forma imparcial.Abordagens
Neste trabalho iremos nos concentrar em duas possíveis abordagens desenvolvidas dentro de todas a existentes.
Teoria dos traços e competências
Nesta abordagem onde tentamos avaliar ou definir a liderança de acordo com os traços da pessoa. Esses traços podem ser definidos como as características físicas, mentais, sociais e psicológicas.
Com essa teoria em mente, procurava-se descobrir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança nas Organizações
  • Liderança nas organizações
  • A liderança nas organizações
  • Liderança nas organizaçoes
  • A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
  • Liderança nas organizações
  • Liderança nas Organizações
  • Liderança nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!