Liderança feminina

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MULHERES LÍDERES







Prof.ª Michelle da Rosa Lopes

Campo Grande – MS

Abril de 2013


1. INTRODUÇÃO





Muitas vezes ficamos desconfiados quando se fala em liderança feminina devido aos costumes machistas da sociedade, isso faz com que as mulheres fiquem retraídas até mesmo quando já esta comprovada asua competência elas buscam ofuscar sua feminilidade e busca esboçar características masculinas para tentar demonstrar certo poder e autoridade.

O cenário atual vem mudando essa ideia e mostrando que no mercado de trabalho há mais espaço para as características femininas do que se imaginava.

Adiante em nosso trabalho iremos mostrar algumas mulheres que são muito influentes nocenário mundial e que mostra que elas vêm ganhando seu espaço e incluindo a feminilidade em seus modos de liderar.































2. LIDERANÇA FEMININA





1. ANGELA MERKEL




Angela Dorothea Merkel nasceu em Hamburgo, no dia 17 de Julho de 1954, é uma cientista  política alemã, desde 2005 Chanceler da Alemanha e líder dopartido União Democrata-Cristã (CDU) desde 2000. Foi descrita como a líder de facto da União Europeia e atualmente é referida pela revista Forbes como a segunda pessoa mais poderosa do mundo, a mais alta posição já alcançada por uma mulher.

Em 1994, foi nomeada Ministra do Meio-Ambiente e da Segurança Nuclear, o que lhe deu maior visibilidade política e uma plataforma sobre a qual construira sua carreira política.

Tornou-se a primeira mulher presidente de seu partido, em 10 de abril de 2000. Sua eleição surpreendeu muitos observadores, uma vez que sua personalidade contrastava com o partido que ela tinha sido escolhida para liderar; Merkel é protestante, proveniente da região predominantemente protestante do norte da Alemanha, enquanto o CDU é um partido socialmenteconservador e dominado por homens, e com bases concentradas no oeste e sul da Alemanha, e o CSU, seu partido irmão da Baviera, tem profundas raízes católicas.

Em 2002, além de seu papel como presidente do CDU, Merkel tornou-se líder da oposição conservadora na câmara baixa do Parlamento alemão, o Bundestag. Seu rival, Friedrich Merz, que ocupava o cargo de líder parlamentar antes da eleiçãode 2002, foi afastado para dar lugar a Merkel.

Merkel defendeu uma forte parceria transatlântica e a amizade germano-americana. Na primavera de 2003, desafiando a oposição pública forte, Merkel saiu em favor da invasão do Iraque pelos Estados Unidos, descrevendo-a como "inevitável" e acusando o chanceler Gerhard Schröder de antiamericanismo. Criticou o apoio do governo quanto à adesão daTurquia à União Europeia, preferindo ao invés disso uma "parceria privilegiada".

Em 22 de novembro de 2005, Merkel assumiu o cargo de chanceler da Alemanha, é a primeira mulher a ocupar o cargo. Angela Merkel tem uma grande influencia na União Europeia, é conhecida como “a dama de ferro” por causa do seu jeito duro de ser e se impor perante os assuntos que ela busca tratar. Atualmentecom a crise da U.E., Angela Merkel tem o futuro da Europa em suas mãos já que a Alemanha aparece com um credor para os outros países da união, ela é um exemplo de liderança feminina em um meio que até então era comandado em sua maioria pelos homens.




2.2 MELINDA GATES




Católica e casada com Bill Gates desde 2004, vinda de uma família onde o pai era um engenheiro e a mãe donade casa, sempre se destacava na classe e foi oradora de sua

turma na Ursuline Academy of Dallas em 1982. E em 1986 se formou bacharel em ciência da

computação e economia pela Universidade Duke e logo após concluiu o seu mestrado em Administração de Empresas.

Hoje em dia Melinda participa do Clube de Bilderberg – uma conferência anual não-oficial cuja participação é restrita a um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança feminina
  • Liderança Feminina
  • liderança feminina
  • LIDERANÇA FEMININA
  • Liderança feminina
  • liderança feminina
  • Liderança Feminina
  • Liderança feminina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!