Liderança em foco

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
1 Liderança: Dom ou Virtude?

“Em princípio, liderança não é cargo, mas uma condição, um comportamento humano. E logicamente é desejável que as pessoas que ocupam esses cargos comportem-se como líderes, o que nem sempre acontece [...]” (Liderança em foco, página 8).

Esta afirmação do autor chamou muito nossa atenção pelo fato de revelar em poucas palavras como se resume a liderança dentro doambiente organizacional, ou até mesmo no nosso dia - a dia. Pois mostra que a liderança pode ser exercida por qualquer um de nós em determinadas situações da vida, independente de ocuparmos ou não cargos de chefia. O inverso também ocorre, pessoas que ocupam cargos de chefia não sabem liderar suas equipes, não conquistam o respeito e a admiração dos seus comandados e prejudicam sensivelmente oresultado da equipe, trazendo prejuízo as empresas. O Fato é que isso infelizmente ocorre em grande parte das empresas de hoje.

2 Coragem, persistência e relevância

”Mussak – O líder é aquele que faz com que as pessoas se sintam abraçadas por ele. Assim, todos juntos abraçam uma causa e dobram-se sobre ela [...]” (Liderança em foco, página 33).

Muito interessante esse comentário, poisacreditamos que o Líder, por si só, já tem o dom de integrar pessoas, com sua dinâmica, organização, inteligência e espírito de equipe, agora realmente, com seu carisma fazer com que as pessoas se sintam abraçadas por ele, ou seja, colocar um alto grau de harmonia e sintonia no relacionamento profissional entendemos ser fator relevante e determinante para o sucesso de um projeto, pois com certezahaverá unidade da equipe, onde dobrar-se sobre a causa é justamente isso, todos falando a mesma língua e defendendo a tese como o Líder deseja.
Ocorrendo isso, o êxito, provavelmente será total.

3 Liderar é criar o inédito viável
“Cortella – Sim, trata-se da representação dos movimentos de morte, não de vida. Quando você deu o exemplo da pessoa que se acomoda e deseja ser o tempo todo dependentepara poder ser ajudada...o que ela faz são movimentos de morte, de alguém que não tem vitalidade. Não é a depressão como doença, mas como escolha; não é a depressão como patologia, mas como mecanismo de convivência social. Podemos claramente observar isso no trabalho, na família, na escola: trata-se daquela pessoa que se coloca na posição de vitima sacrifical, aquela que o tempo todo se entendecomo sendo credora universal: tudo deveria estar organizado para ajudá-la, mas ela mesma não precisa se movimentar. Ela prefere, resguardar a diferença, “ficar sentada sobre a chapa do fogão” até que alguém a tire. Mesmo que a dor seja forte. Essa pessoa, Mussak não tem saudade do passado, ela tem nostalgia [...]” (Liderança em foco, página 48).

Neste parágrafo podemos perceber que não adiantaser líder, mas esperar que os outros venham te ajudar ou agir por ti, caso seja dessa forma não pode ser chamado de líder e sim de movimentos de morte como citado no livro. O líder tem que ter atitude, inovações, idéias para que possa para sempre liderar sua equipe. Caso não seja como tal sua equipe irá se desmontar, não querendo mais trabalhar, ou ajudar nas atividades entre eles.
Um líderdesmotivado, não toma decisões e não tem objetivos, sempre espera que tudo já esteja pronto, que a equipe haja por ele fazendo os seus deveres, quer que todos fiquem sempre o ajudando, caso essa pessoa não tenha nenhum problema psicológico, toma essas atividades porque gosta de se fazer de coitado. E esse não é um bom líder para uma organização que esteja preocupada em comunicação entre equipesinovações e atitudes.

4 O poder que, em vez de servir , se serve,é um poder que não serve

“Cortella – Mussak, você falou a pouco do líder como aquele que procura o bem comum, ou seja, aquilo que é comungado como sendo do coletivo, Aristóteles dizia que esta era a finalidade da política, a felicidade, aquilo que em grego é eudaimonia. A felicidade é o resultado e a finalidade da política. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança em Foco
  • Resenha livro liderança em foco
  • Resenha do livro liderança em foco
  • Objetivo, foco e liderança
  • resenha do filme a formiguinha foco em liderança
  • LIDERANÇA, ABILIDADE ESSENCIAL NO ALCANCE DE METAS, COM FOCO NA MISSÃO ORGANIZACIONAL
  • foco
  • Foco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!