Liderança de jesus cristo

Páginas: 25 (6098 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Nas três palestras do DVD, ministrados por Eugene H. Peterson, está destacado o estilo de liderança de Jesus com três líderes judeus reconhecidos da sua época: o rei Herodes, o sumo sacerdote Caifás e o general e historiador Josefo. Eugene também compara o estilo de liderança de Cristo com os três partidos judaicos: os fariseus, os essênios e os zelotes.
Assim dividiu: primeira parte - Jesus,Herodes e fariseus; segunda parte - Jesus, Caifás, os essênios; terceira parte - Jesus, Josefo e os zelotes.
Na primeira parte, Eugene H. Peterson, destaca que Jesus é um nome que continua a ser reconhecido e honrado, já Herodes é um nome obscuro que só interessa a historiadores.
Há um contraste de dois acontecimentos muito marcante: Jesus nasceu e Herodes morreu dentro do mesmo ano.
Jesus nasceuem Belém, em uma estrebaria, em uma pequena cidade pobre, dentro de uma família com um estilo de vida simples. Seu nascimento foi um acontecimento reservado, tendo o carinho dos seus pais e visitado por alguns pastores, alguns estudiosos da religião, chamados de Reis Magos. Segundo os Magos teria nascido o Rei dos judeus.
No lugar mais provável onde Jesus nasceu foi construída uma igrejamalfeita, que parece mais uma fortaleza do que um santuário, onde a cada ano passam milhares de pessoas para visitar aquela gruta. E algumas pessoas se enchem de amor e gratidão, pois ali vão para adorar aquele lugar.
A morte de Herodes aconteceu no mesmo ano em que Jesus nasceu, sendo que aos 70 anos, foi enterrado, cerca de 5 km a oeste de Belém em seu palácio “Herodium”, que ele mesmo construiu namontanha. Fez seu sepulcro para impactar as pessoas com seu poder e fama. Seu enterro não foi obscuro, mas foi cheio de luxo, muito extravagante com muitas pessoas que acompanharam de Jerico até a Montanha sepulcral de Herodes.
No Monte das Oliveiras em Jerusalém, olhando para o Sul se avista a montanha sepulcral no Castelo Herodium que ainda lembra sua grandeza. Mas, aquela igreja com suaconstrução simples, com seu brilho e resplendor, cobre aquele castelo com toda sua história deixando tudo obscurecido.
Herodes definiu a forma de liderança no mundo em que Jesus nasceu. Naquela virada de milênio, marcada pelo nascimento de Jesus e pela a morte de Herodes.
Roma estava bem estabelecida como império mundial, em que havia presença militar e política da época.
Herodes em seu governo naPalestina copiou o modelo de Roma, o poder e a sua ostentação excessiva em menor escala, mas não inferior a Roma. Mas seus sete complexos de Palácios eram maiores que aqueles que os Césares tinham construído.
Herodes governou a Palestina por 34 anos, conseguindo manipular o poder concedido por Roma às varias facções de judeus religiosos, e o número crescente de helenistas seculares numa aparência deordem e prosperidade. Difundiu a cultura grega romana, a arte, a arquitetura, as obras literárias, as produções dramáticas, os eventos atléticos. Seus projetos de construções eram impactantes, como anfiteatros, hipódromos, palácios, santuários, fórum, estradas. A sua obra máxima considerada na época foi à construção do templo salomônico de Jerusalém.
Jesus ignorou tudo isso, passou a vidapercorrendo estradas e cidades dominadas pelos palácios, construções e políticas de Herodes. Ele nunca deu importância. Jesus tinha os mesmos objetivos que Herodes, ou seja, objetivava um governo abrangente que moldaria o comportamento das pessoas e cativaria a imaginação de todos aqueles que seguissem, seu alvo era o mundo. Deus amou o mundo “Ide por todo o mundo”.
Jesus iniciou seu ministériopublicamente dizendo: “O tempo esta cumprido e o Reino de Deus esta próximo.”
Quando Jesus usou a palavra “Reino” usou o termo mais amplo e abrangente que podia. O Reino de Deus significa que tudo acontece sob o poder de Deus.
Jesus trabalhava em larga escala. A maior escala imaginável, sua imaginação era mais vasta que a de Herodes. Ele acreditava no seu trabalho, em estabelecer um reino na terra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Estilo de Liderança de Jesus Cristo
  • Jesus cristo, um exemplo de lideranca.
  • Jesus Cristo
  • Jesus cristo
  • Jesus Cristo
  • Jesus cristo
  • Jesus cristo
  • Jesus Cristo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!