Liderança bibliotecária

Páginas: 24 (5832 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
Liderança BIBLIOTECÁRIA gerencial Na UFCG: análise do perfil bibliotecário do sistemoteca da UFCG e as barreiras da execução de seu trabalho de Cajazeiras a Campina Grande


Izayana Pereira Feitosa[1]
Jesiel Ferreira Gomes[2]
Marcos Silva de Lima[3]
Marcus Vinicius Dantas[4]
Thecyus Benício de Nunes de Melo[5]

RESUMO

A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de umaorganização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõe e a forma como as pessoas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidos um ambiente de trabalho e num clima organizacional adequados. Isso, principalmente no setor público, vem paulatinamente sendo cada vez mais necessário. E ainda, como estão estruturados e organizados os membros da força de trabalho, demodo a habilitá-los a exercer maior poder e liberdade de decisão, levando à maior flexibilidade e à reação mais rápida aos requisitos mutáveis do mercado. Abordagens para criar flexibilidade, autonomia e iniciativa na organização de trabalho e na estrutura de cargos podem ser estabelecidas através da redução de níveis hierárquicos, otimização de unidades organizacionais e arranjo físico adequadopara as pessoas, em que as oportunidades para a criatividade, inovação e compartilhamento de conhecimentos e habilidades podem ser criadas através do uso de equipes de trabalho e equipes de solução de problemas, temporais ou permanentes, departamentais ou multidepartamentais, autogerenciadas ou não. A liderança é fator primordial para a correta manutenção de nível favoráveis ou não da equipe detrabalho. Contudo, outros fatores podem determinar uma liderança não eficaz, e consequentemente, uma gestão de pessoas não eficaz também. Com o intuito de elaborar um trabalho final de curso, apresentamos o presente artigo que trata da liderança bibliotecária no sistemoteca da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), no qual pode ser visto que há barreiras do tipo estruturais e educacionaisque impedem uma efetiva liderança gerencial dos bibliotecários frente aos seus subordinados.

Palavras-chave: Biblioteca universitária – liderança. Liderança bibliotecária. Gestão bibliotecária – UFCG.

1 INTRODUÇÃO



Se atualmente vive-se com facilidades de comunicação quem nem eram sonhadas há apenas trinta anos (nem a televisão era colorida no Brasil daqueles tempos!), num futuropróximo tanto a distância quanto o tempo serão abolidos graças a investimentos brutais em redes de telecomunicações via satélite. Fechar negócios real time com o Japão por teleconferência será um ato banal.
Alguns sintomas são sentidos nitidamente no meio empresarial, mesmo aqui, onde só se despertou para esse novo mundo no início dos anos 90. A entrada de multinacionais, bem como ocrescimento da competitividade são sinais claros de que o país entrou na roda viva da globalização.
O primeiro caminho trilhado pelas companhias foi, portanto, investir nos processos para garantir os resultados. Mas, na conta do capital intelectual, os valores realmente produtivos - as pessoas - ficaram em segundo plano. Ainda hoje, grande parte das empresas têm um perfil que dá pouca importância àgestão dos seres humanos.
Viver nessa realidade arcaica faz com que boa parte das organizações ainda convivam com a figura envelhecida do "departamento de pessoal", estrutura que ficou à parte das tecnologias que automatizaram atividades burocráticas como folha de pagamento, cálculo salarial, políticas de benefícios e prêmios, planejamento de treinamento, entre tantas outras, abrindoespaço para uma ação estratégica.
Depois de acertar a infra-estrutura é preciso passar a ver a empresa como resultado de encontros multidisciplinares. Para chegar a esse estágio, deve-se começar a levantar as habilidades, conhecimentos e competências das pessoas e equipes da empresa, descentralizando a coordenação de fato para os gestores.
Com isso haverá o momento em que o local de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bibliotecaria
  • bibliotecaria
  • Bibliotecária
  • Bibliotecaria
  • Bibliotecária
  • Bibliotecária
  • lideranca
  • Liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!