LIDERANÇA EDUCADORA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA ENVOLVENDO O LÍDER FORMADOR DE LÍDERES

3262 palavras 14 páginas
LIDERANÇA EDUCADORA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA ENVOLVENDO O LÍDER FORMADOR DE LÍDERES1
José Carlos Santos de Oliveira2

Resumo
O presente artigo apresenta uma análise acerca da formação e desenvolvimento das técnicas educativas de formação das lideranças corporativas através de um líder educador, conceituando e definindo perfis adequados para se ter uma visão das características do educador, em diferentes etapas, dos processos de níveis de aprendizagem. Utilizando as modernas nomenclaturas apresentadas no mercado de Gestão de Pessoas, nas várias dimensões do processo de aprendizagem: individual (programas de coaching e mentoring), grupal (times de aprendizagem) e organizacional (universidades corporativas, E-learning). Em um sentido de que a formação tenha um modelo continuado de aprendizado baseado nos pilares da educação para o Século XXI.
Palavras chaves: Liderança, Educação, Formação, Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Em um mundo muito mais complexo, os líderes da atualidade percebem que para atender aos desafios presentes e futuros da organização, precisam ser muito mais atuantes no desenvolvimento das pessoas no trabalho. Este é o caminho para que as pessoas estejam capacitadas para enfrentar desafios, cujas soluções adotadas no passado possivelmente não irão funcionar mais.

Desenvolver uma equipe, formar sucessores e líderes organizacionais passou a ser parte integrante do papel da liderança. Para isso, líderes passaram a utilizar ferramentas adicionais: processos de avaliação de desempenho (estabelecendo desafios dentro do trabalho que promovessem desenvolvimento), feedback no dia-a-dia e planos individuais de desenvolvimento (incluindo coaching, psicoterapia, atividades voluntárias, esportes, leituras, entre outras ações).

Nesse contexto, fica a pergunta: e os treinamentos? Como podem contribuir no desenvolvimento de pessoas, líderes e equipes?

O treinamento como ferramenta de aprendizagem pode possibilitar a

Relacionados