LICENCIATUARA EM QU MICA

374 palavras 2 páginas
LICENCIATUARA EM QUÍMICA
1º PERÍDO

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

MAPA CONCEITUAL

CAPÍTULO I

TEXTO E TEXTUALIDADE

Prof.ª Anairan

Aluno: Victor Silva

O que é um texto?
Conforme a autora, para que um texto seja considerado texto é necessário que possua uma relação sociocomunicativa, semântica e formal; isso é muito importante.
Um texto será bem compreendido quando ele atingir os seguintes fatores: o programático, que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuação informacional e comunicativa; o semântico-conceitual, de que depende sua coerência; o formal, que diz respeito à sua coesão.
O que é textualidade?
Chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem que um texto seja um, e não apenas uma sequência de frases. Características como a coerência, coesão, e outros fatores linguísticos.
Coerência e Coesão.
A coerência do texto deriva de sua lógica interna, é o sentido do texto. A esse respeito menciona Costa Val: “ É considerada fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto. Envolve não só fatores lógicos e semânticos, mas também cognitivos na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores.” ( Costa Val, p.05)
A coesão é a manifestação linguística da coerência. Mas ela não é condição nem suficiência de coerência. Ela é responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.
Finalmente, a articulação, aqui a autora fala como os fatos e conceitos se encadeiam no texto, ou seja, se as ideias se articulam umas com as outras; isso acontece quando o produtor do texto faz comentários, no entanto, não articula esses comentários, deixando o recebedor, leitor com dificuldade de entendimento.

Os fatores programáticos da textualidade
A intencionalidade, que dizer a capacidade do produtor do texto produzi-lo de maneira coesa, coerente, capaz de alcançar os objetivos que tinha em mente, em uma determinada situação de comunicação.
A

Relacionados