Libras

Páginas: 2 (281 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Mesmo após a proibição do uso da língua de sinais no congresso de Milão em 1880, a língua de sinais nunca deixou de existir. Ao contrário, mesmo na clandestinidade e banida dosespaços educacionais, ela continuou crescendo e se fortalecendo. Em 1965, os estudos de Stokoe comprovaram o valor linguístico da língua de sinais, o que resultou em novaspropostas e metodologias de educação para os surdos. A metodologia que faz uso de sinais, leitura labial, expressão facial e corporal, alfabeto manual e recursos visuais como apoio para aaquisição da língua escrita é conhecida por.

Desde a antiguidade até meados da Idade Média, os surdos foram excluídos dos processos educacionais, pois acreditava-se que, senão pudessem falar, não poderiam adaptar-se à sociedade, dessa forma, não poderiam exercer seus direitos civis e sociais. Pedro Ponce de Leon (1520-1584) foi o primeiro professor desurdos, utilizava o alfabeto manual para a leitura, escrita e aprendizado da língua oral. Muitos teóricos opunham-se ao uso dos sinais, justificando que o mesmo atrapalhava odesenvolvimento do surdo. Este pensamento está ancorado na filosofia.


Os estudos linguísticos e a evolução do pensamento sobre a pessoa surda e a surdez, trouxeram para a Librasum valor linguístico e histórico-cultural. A comunidade surda se fortaleceu e começou a exigir seus direitos de participação social. Semelhante às línguas orais, a língua desinais possui parâmetros para a formação do sinal, é complexa e abarca todas as áreas de estudo da linguística, que são:





O contexto escolar tem algumas especificidades.Considerando a importância do profissional intérprete de Libras para a inclusão do surdo nos diversos níveis educacionais, quais são os requisitos básicos para este profissional?
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Libras
  • Libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • Libras
  • Libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!