libras

Páginas: 11 (2677 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
mi
Faculdade Anhanguera de Brasília
Curso: Pedagogia
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação





ATPS
Atividades Praticas Supervisionada.



Ana Cleide Barbosa Ribeiro (RA: 6973535040)
Jane Mary Oliveira Leite (RA: 7141502484)
M.ª das Dores de Medeiros Araújo (RA: 81407581147)                                 
Nayara Maria da Conceição (RA – 7118508300)Etapa 1: A importância da Filosofia:
A busca do conhecimento, do questionamento, do pensamento; A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar. Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidade amigável - racional. O conjunto desses atos é o que podemos chamar de filosofia. 

A Filosofia, como matéria escolar é de suma importânciapara o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Por ser uma disciplina ‘aberta’, especulativa, onde não existem métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada.
Disciplinas comohistória, matemática, biologia e física apresentam métodos (as vezes até mais de um), caminhos ou fórmulas para que se possa alcançar a resposta de determinada pergunta, uma única resposta certa para a questão a ser solucionada. A escola, por sua vez, tem como uma de suas funções transmitir conteúdos que o aluno possa aplicar em uma determinada profissão, mascaradamente algumas escolas trabalhamseus conteúdos apenas para que seus alunos sejam aprovados em determinados vestibulares, esquecendo que não menos importante, ela (escola) tem o dever de desempenhar também sua outra função que é ‘’abrir a mente’’ do estudante para que ele possa saber lhe dar com os problemas do cotidiano de forma correta, buscando entender, procurar e conhecer caminhos morais para sua inquietações; pensar equestionar, ao invés de aceitar tudo que lhe é imposto; ter a vontade de saber o porque das coisas.

Assim, podemos concluir que a filosofia, por proporcionar a busca pelo conhecimento, torna os indivíduos mais pensantes e cedentes pelo conhecer, pelo questionar. E justamente por ter essas características torna-se uma matéria em que as autoridades sentem certo receio em cumpri-la no currículo escolar.Sua importância é notória para grade curricular em escolas, pois a filosofia já está presente no ser humano desde os primeiros passos, mais quase sempre precisa de um pequeno ‘empurrão’ de alguém (educador) para tornar-se evidente. Podemos sim dizer que a filosofia é uma disciplina especulativa, por isso, simplesmente colocá-la na grade escolar não é o suficiente, é preciso ter educadorescompetentes para saber transmitir ao aluno o desejo de querer saber, de buscar entender, é preciso ter professores que despertam a curiosidade do aluno a imaginação.


















Etapa 2-Que País é esse?
A educação era para ser uma das prioridades do Brasil, que a cada dia que passa esta virando uma super potencia economicamente, segundo pesquisas feitas o país liderou o penutilmolugar no raking mundial de educação realizado  pela Economist Intelligence Unit (EIU) e publicado pela Pearson.
O que nós leva a pergunta por que a nossa educação esta tão deplorável?por vários motivos um deles como o grupo viu no vídeo e o descaso que o governo tem com as escolas publicas no Brasil,como pode em pleno o século 21 ainda ter escolas sem uma estrutura adequada para receber osalunos?,Enquanto fazíamos esse trabalho tivemos acesso ao documentário: ”Pro dia nascer feliz” que foi lançado no ano de 2006 la mostrou o descaso das escolas publicas principalmente as localizadas no nordeste aonde as condições eram precárias os alunos tinham que ir para a escola de ônibus que quebrava quase todos os dias.
Com base em condições sub-humanas os alunos não veem futuro em ir para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Libras
  • Libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • libras
  • Libras
  • Libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!