LIBRAS (OPT) UNIP Questionário Unidade I

570 palavras 3 páginas
(Atualizado em 2014)

Silva Lopes (2012), em seu estudo sobre a inclusão escolar de alunos surdos nas instituições de ensino regular afirma que, atualmente, a política de inclusão de alunos com necessidades especiais educacionais vem tomando grande proporção no Brasil. Diante desta realidade, para atender esta camada específica da sociedade que se encontra no interior da escola, o professor necessita realizar mudanças em suas práticas pedagógicas, a fim de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno surdo, enfatizando-se, de acordo com a proposta bilíngue, a língua de sinais. É correto afirmar que a metodologia bilíngue consiste em:

a. A criança aprender primeiro a língua de sinais e depois a língua portuguesa na modalidade escrita.

Pergunta 2

O contexto escolar tem algumas especificidades. Considerando a importância do profissional intérprete de Libras para a inclusão do surdo nos diversos níveis educacionais, quais são os requisitos básicos para este profissional?

a. Conhecimento sobre a surdez, domínio da língua de sinais, bom nível de cultura.

Pergunta 3

c. Garantir o acesso ao currículo e aos processos seletivos, levando em consideração sua especificidade linguística.

Pergunta 4

d. Bonita.

Pergunta 5

Os estudos linguísticos e a evolução do pensamento sobre a pessoa surda e a surdez, trouxeram para a Libras um valor linguístico e históricocultural. A comunidade surda se fortaleceu e começou a exigir seus direitos de participação social. Semelhante às línguas orais, a língua de sinais possui parâmetros para a formação do sinal, é complexa e abarca todas as áreas de estudo da linguística, que são:

e. Fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

Pergunta 6

Mesmo após a proibição do uso da língua de sinais no congresso de Milão em 1880, a língua de sinais nunca deixou de existir. Ao contrário, mesmo na clandestinidade e banida dos espaços educacionais, ela continuou

Relacionados