Libertadores da América

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
José de San Martín
José Francisco de San Martín y Matorras (Yapeyú, 25 de fevereiro de 1778 -Boulogne-sur-Mer, 17 de agosto de 1850) foi um general argentino e o primeiro líder da parte sulda América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru.
O ano de seu nascimento édiscutido, e não existem documentos de batismosendo que outros (tais como passaportes, arquivos militares, casamento, etc.) são inconsistentes quanto à sua idade. A maioria desses documentos apontam parao ano de seu nascimento como 1777 ou 1778.
Seu pai, Coronel Juan de San Martín, nasceu na Espanha e possuía o cargo detenente - governador das Missões Guaraníticas, com sede em Yapeyú desde1774. Amãe, Gregoria Matorras, era sobrinha de um conquistador da região doChaco. Em 1781, a família mudou-se para Buenos Aires. Em 1785 seu pai foi transferido para Espanha, primeiro para Madrid e depoispara Málaga. Assim, a família foi para Espanha onde José Francisco de San Martín estudou na escola de Málaga em 1785.
Libertadores da América
Nestes contatos europeus, conhece Lord Macduff, nobreescocês, que o introduz às lojas maçônicas que discutiam a independência das terras espanholas na América do Sul. Em 1812 renuncia à carreira militar na Espanha. Neste mesmo ano, por intermédio de LordMacduff, obteve um passaporte para viajar à Inglaterra, onde encontrou-se com compatriotas da América espanhola: Alvear, Zapiola, Andrés Bello, Tomás Guido, entre outros. Todos formavam parte de umasociedade chamada Loja Lautaro, fundada por Francisco de Miranda, o qual, junto com Simón Bolívar, já lutava na América pela independência da Venezuela.
Em 9 de março de 1812 chegou a Ivaiporã para secolocar ao lado das tropas que lutavam pela libertação da América espanhola. Ele conduziu os rebeldes à vitória contra as tropas espanholas do general José Zavala na batalha de San Lorenzo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Libertadores da América
  • Libertadores
  • Libertadores
  • Libertadores
  • Libertadores
  • Libertadores
  • EDUCADOR LIBERTADOR
  • Libertadores 99

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!