Libertação dos escravos

Páginas: 3 (687 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
Os castigos

A liberdade é própria do ser humano. Durante a historia da humanidade só foi possível manter a escravidão através de muita violência praticada contra os escravos. No Brasil, também foiassim.

Apesar de trabalharem de 14 a 16 horas diárias e de realizarem todas as tarefas necessárias à existência e ao funcionamento do engenho, os escravos eram castigados por qualquer faltacometida.

A cada falta correspondia um tipo de castigo. Por exemplo: o escravo que desobedecia ao feitor era punido com um chicote de couro cru chamado bacalhau.

Aquele que fugia era marcado na testacom um F(fujão), escrito com ferro em brasa. Quando o escravo marcado fugia pela segunda vez, cortavam-lhe uma orelha.

O começo

O comercio começou a ser feito pelos portugueses a partir de 1441.Conforme esse negocio foi crescendo, essa tarefa passou a ser feita pelos azenegues, homens de diversas cores e origens.

Os negros capturados seguiam a pé, amarrados uns aos outros, até asfeitorias que os comerciantes portugueses erguiam no litoral africano.

Uma grande parte deles foi trazida para o Brasil, o país que mais recebeu escravos da América.

A abolição da Escravatura

Doisconceitos históricos são entendidos por abolição da escravatura: o conjunto de manobras sociais e políticas empreendidas entre o período de 1870 à 1888 em prol da libertação dos escravos, e a própriapromulgação da lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888 promovendo a abolição do regime escravista.

Mas na verdade foi um movimento social e político ocorrido em 1870 e 1888que defendia o fim da escravidão no Brasil. Terminada com a promulgação da lei Áurea, que extingue o regime escravista originário da colonização.

Movimento Abolicionista

O movimentoabolicionista, especialmente a partir de 1870, formado por pessoas das cidades que não tinham muita necessidade de escravos e estavam antenadas com as idéias e noticias de fatos que chegavam da Europa e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS
  • 13 DE MAIO LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS
  • O processo de libertação dos escravos
  • Da campanha abolicionista à libertação dos escravos
  • PEDRO AMÉRICO
  • Libertação
  • Libertação
  • Libertaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!