liberdardade

352 palavras 2 páginas
2 - O Tropicalismo
- O período
. O Regime militar... a ditadura e outras manifestações culturais
Não se dá para falar da Tropicália de uma forma isolada, pois ela está diretamente ligada ao contexto histórico que o Brasil vivia naquela época com a Ditadura Militar. Fatores preexistentes contribuíram para o tão famoso Golpe Militar que derrubou João Goulart e que deu início a ditadura como, por exemplo, a instabilidade política presente no governo de João Goulart.
Com isso, várias medidas entraram em vigor no Brasil. Os opositores ao governo tiveram seus direitos cassados, repressão aos vários tipos de movimentos e manifestações, censura aos artistas e meios de comunicação, e com isso utilizavam-se principalmente a tortura contra quem era opositor do governo.
Criou-se então a atmosfera perfeita no cenário cultural brasileiro. Artistas desgostosos precisavam encontrar uma maneira de expressar toda essa insatisfação que o rumo político do país estava enfrentando. Foi nessa época que surgiram várias manifestações culturais como, por exemplo: Tropicália, Teatro Oficina (José Celso Martinez)e Teatro Arena (Augusto Boal)que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator, Show Opinião, entre outros. N ome, sua relação com o momento e em que contexto se insere.
De acordo com o livro Verdade Tropical, a Tropicália teve origem na década de 60 e virou a tradição da música popular brasileira pelo avesso ganhando o apelido de Tropicalismo. O nome Tropicália foi inventado pelo artista plástico Hélio Oiticica em sua obra exposta na mostra Nova Objetividade Brasileira realizada no Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro em abril de 1967. Caetano prefere usar o termo Tropicália ao Tropicalismo, não apenas por ser mais bonito, também por não se confundir com o "luso-tropicalismo" de Gilberto Freyre e por não gostar também do sufixo ismo.

. As relações com a arte, a pintura (concretismo), o Pop Art.... etc etc entre outros
Fontes:
Site

Relacionados