Liberdade antiga e liberdade moderna

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
Primeira Parte: A Isonomia e a Isegora na “Pólis” e “Urbs”

Liberdade é um conceito que todos possuem algum entendimento em menor ou maior grau no âmago de ser. Entrementes, não há consenso quando estudiosos pretendem explicá-la.
Cada época e lugar possuem entendimento particular de liberdade e sua análise sofre influência da perspectiva do povo e da época que se propõe a estudar seusignificado.
A sociedade ocidental hodierna tem suas raízes na civilização helênica e romana. Nossas raízes estão fundadas no “Logos” (capacidade de racionalização) dos gregos, na “Voluntas”(espírito prático) dos romanos e na “Caritas”(caridade) do Cristianismo, destarte, é natural que busque-se compreender conceitos como liberdade nas sociedades antigas.
Ao analisarmos a liberdade entre os antigose a sociedade moderna, é inegável que existam divergências evidentes entre as duas. Apesar disso, as posições tomadas por estudiosos nesta matéria são diametralmente opostas.
Se por um lado alguns admitem que a liberdade existia, de fato, no mundo antigo, há ainda quem sustente a posição de que liberdade era um conceito incabível no contexto do mundo antigo. Benjamin Constant e Fustel deCoulanges são exemplos de estudiosos que defendiam a idéia de que liberdade era impossível no mundo antigo.
Para Benjamin Constant, a liberdade consistia na participação ativa no poder coletivo e não no gozo da independência individual. A liberdade tinha um caráter coletivo e estatal. Os indivíduos, situavam-se como serviçais da nação, no entanto, ficavam satisfeitos em poder participar daadministração do Estado. Vale lembrar que, esta participação só era possível porque os antigos Estados eram muito menores em comparação com os Estados modernos.
Em assonância às idéias de Benjamin Constant, Fustel Coulanges sustenta a idéia de que não existia liberdade no mundo antigo. Para ele, o Estado grego e tantos outros, permaneciam num estágio “em que a religião é a senhora absoluta da vidaprivada e da vida pública; o Estado, uma comunidade religiosa; o rei, um pontífice; o magistrado, um sacerdote; a lei, uma fórmula sagrada; o patriotismo, piedade; o exílio, excomunhão. O homem vê-se submetido ao Estado pela alma, pelo corpo e pelos bens. É obrigatório o ódio ao estrangeiro, pois a noção de direito e do dever, da justiça e da afeição, não ultrapassa os limites da cidade”. Declaroutambém que a liberdade individual era impossível porque a Cidade fundava-se sobre uma religião, como se fosse uma Igreja dotada de império absoluto sobre os seus membros. O indivíduo só existia plenamente no Estado e pelo Estado e, sob essas condições, é impossível sustentar a ideia de que havia liberdade.
Como foi dito anteriormente, não há consenso entre as concepções de liberdade no mundo antigo,então nem todos os estudiosos concordam com a visão de Benjamin Constant e Fustel de Coulanges acerca da liberdade na Hélade e entre o Povo do Lácio.
Em seu artigo, Miguel Reale expõe a visão de Maurice Croiset e Werner Jaeger, que possuem visão diversa de Fustel e Benjamin, afirmando que o conceito de liberdade existia, mas não no sentido hodierno da palavra. A liberdade na Hélade estavasubordinada ao princípio de isonomia, que era a obediência as mesmas leis e confundia-se com o privilégio de participar da elaboração das mesmas. A liberdade era tida como o privilégio da obediência a leis iguais , diferentemente do conceito moderno que é o de independência no grupo e poder de autodeterminação.
Miguel Reale mostrou a visão dos dois jusfilósofos em seu artigo. Croiset sustentava aposição de que a liberdade era tida como o privilégio da isonomia e participação ativa no Estado. Jaeger em sua análise afirmou que a vida na “polis” criou a isonomia e, graças a isso, o Estado impunha-se perante o indivíduo de forma inexorável.
É importante ressaltar que, para Reale, os gregos vangloriavam-se de pertencer a sua “polis”. Para eles, não havia liberdade fora do âmbito de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberdade moderna e antiga
  • A Liberdade Moderna Consiste
  • Impasses e Desafios da Liberdade Moderna
  • Liberdade ,liberdade
  • Liberdade
  • liberdade
  • Liberdade
  • Liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!