liberdaade

903 palavras 4 páginas
16/08/2011

No sentido literal e positivo, a ideologia é o conjunto

Passagem do Mito para a Filosofia

de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.

No sentido negativo, o mais utilizado, a ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Disciplina: Filosofia e Ética
Professor Arthur da Gama França

A Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.

Para Marilena Chaui há três traços gerais:
A- Anterioridade: A ideologia é previamente estabelecida, com modo de pensar, sentir e agir;
B- Generalização: Visa ao consenso coletivo em torno de certas teses e valores, inclusive atribuindo uma vitória coletiva as conquistas de alguns privilegiados;

Qual o combate para a ideologia?

- Atitude filosófica.

C- Lacunas: desenvolve-se uma lógica para as lacunas possíveis, montada para ocultar ao invés de revelar, falsear ao invés de esclarecer, esconder ao invés de descobrir.

A ideologia usa a razão?
Razão instrumental: A razão usada como instrumento de dominação, poder, exploração, sendo sustentada pela ideologia cientificista. Não há autonomia, mas sim a subserviência a algum interesse ideológico.

A origem do dia e da noite:
Contam nossos índios que um dia ouviram um ruído dentro de um coco que transportavam, curioso, tentaram abrir o fruto apesar das recomendações contrárias. Quando o abriram, de dentro do coco saiu a escuridão e o mundo ficou sem luz. Por piedade divina, a claridade foi devolvida por aurora, mas sob a condição de que nunca mais seria como antes, mas sim com a alternância do dia e da noite.

1

16/08/2011

A

Relacionados

  • Revoluções liberais
    1528 palavras | 7 páginas
  • Fundamentos históricos Professora MARIA ISABEL
    2976 palavras | 12 páginas