Liberança

Páginas: 27 (6684 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
CONCEITO DE LIDERANÇA


Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de um grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos. Asfunções de liderança incluem, portanto, todas atividades de influenciar pessoas, ou seja, que geram motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.
Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição. De fato, é possível impor determinadas ações a um subordinado quando se tem poder para tal. Contudo, éimpossível impor a motivação com que cada um leva à prática essa mesma ação. É esta motivação que a liderança procura melhorar. Para um líder não é suficiente atingir os objetivos da organização; é necessário que as ações desenvolvidas pelos subordinados sejam executadas por sua livre vontade. Assim, e apesar da atuação do líder envolver múltiplas funções, tais como planejar, informar, avaliar,controlar, punir, etc. Contudo liderar è, essencialmente motivar e orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas.
Desta forma, a liderança também é vista como um processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados, com habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente ecom entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
A liderança é um conjunto de práticas que se pode observar. Por exemplo, em um esporte coletivo; uma equipe pode ter vários craques, mas, se não existe alguém que mantenha os objetivos comuns e a motivação do time, a vitória nunca chega. Liderar é a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre eespontânea vontade. É conseguir que seus liderados queiram fazer o que precisa ser feito.
Na organização, é a liderança que dá condições de existência ao trabalho em equipe. O líder, por meio de sua ação, obtém a cooperação entre as pessoas; estabelece, mantém e desenvolve uma direção aceita por todos; promove a convergência de diferentes percepções, interesses e objetivos.
Sem a presença do líder,as pessoas (enquanto grupo) terão dificuldade até para dar conta dos requisitos de papel, porque à sinergia se sucederá a entropia do microssistema que elas constituem.
Em diferentes proporções, o mesmo se aplica à organização em sua totalidade. Por mais que se profissionalizem as relações no trabalho, criem-se processos de “planejamento de negócios” e “desenvolvimento de políticas”, a presençade líderes permanece mais necessária do que nunca.
Não se confunde “chefia” ou “gerência” com “liderança”. Na organização, a gerência possui finalidade específica: conseguir que as pessoas cumpram seu papel. Para isso, ela exerce influência sobre os indivíduos, valendo-se do poder que o sistema normativo racional-legal lhe proporciona.
Líder é aquele que mantém pessoas que nele acreditam, quepossui seguidores. Agora, quando o foco é a organização, os líderes são aqueles que conseguem os resultados esperados através de outras pessoas. O que diferencia uma empresa de outra são as pessoas que a compõem e, principalmente, a forma de gestão. Os líderes precisam tomar as decisões dentro de contextos variados e para tanto precisam usar ao máximo as informações que possuem visando minimizarpossíveis erros.
Além de tudo isso, liderar é, também, saber quantos líderes você conseguiu desenvolver entre seus seguidores. É conseguir com que os outros façam voluntariamente o que precisa ser realizado e conduzi-los em direção a um propósito. Qualquer pessoa pode ser líder, mas é preciso entender que exercer a liderança requer uma enorme doação pessoal.
Ao liderar precisamos nos preocupar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento organizacional liberança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!