LIBERALISMO

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
LIBERALISMO – É um conjunto de teorias políticas, e econômicas que tem como princípio a defesa da liberdade econômica. Teve origem nas ideias do filosofo John Locke, no século XVII, mas ganhou forças no século XVIII, através do pensamento do filosofo economista Adam Smith.
→ A economia e a política caminham lado a lado.
→ Quando o Estado se casa com o poder econômico, ele quer jogar solto comobem entender sem amarras.
→ Em sua função original deveria defender a sociedade.
→O Estado foi criado para nos servir mais não funciona assim.
→ Pagamos os impostos e não temos retorno, temos que pagar duas vezes, quando pagamos: planos de saúde, escola, segurança etc.

Princípios: Defesa da propriedade privada – ela quer ser defendida pelo Estado.
Livre mercado: Colocar os preços semintervenção do governo. Jornada de trabalho excessiva.
Igualdade perante a lei: Igualdade jurídica igual à pessoa física, desde quando a empresa tem capital, e forte poder econômico.

• Na sua origem o liberalismo defendia liberdade individual, dos povos.
• Colaborou com os movimentos de libertação nacional no século XIX. Na Europa e America Latina.
• Foi a ideologia política da burguesia queamparada por essa ideologia conseguiu conquistar uma posição predominante durante o século XIX até a I Guerra Mundial. Onde se tornou força dominante em quase todo o ocidente.

Liberal é aquele que pensa antes com base em certos princípios, e não com base em certos interesses. Exemplo: eu não gosto de cerveja, e eu acho absolutamente legitimo não gostar de cerveja. A conclusão lógica é de queeu quero que o governo crie uma lei e barre a cerveja e que não sejam mais vendidas em bares, restaurantes, lojas de conveniência, etc., só podendo ser levada para beber em casa. Onde ficam os direitos daqueles donos de bares, restaurantes, lojas de conveniência? E se eles quiserem permitir, não se importando com os problemas que são causados por muitos que não sabem beber e passam dos limites,dando vexame? O que é que eu tenho haver com isso? Como posso dizer que eles não devem permitir tal coisa? Se eu começar a pensar um pouco mais com meus princípios e não com meus interesses, ali começo a cair no âmbito da defesa. Porque defende a liberdade individual com base em certos princípios e não como coisa do liberalismo.

LIBERALISMO ECONÔMICO
Liberalismo econômico vem dos fisiocratas deAdam Smith e da teoria do livre cambismo (comércio livre, desenvolvidos por eles). O liberalismo foi à base do desenvolvimento econômico industrial do século XIX e da expansão da Inglaterra em todo o mundo.

LIBERALISMO POLITICO
Liberalismo político implicava na restrição do poder estatal, não permitindo que o estado interferisse em alguns direitos fundamentais, tais como: direito á vida, áfelicidade e a liberdade.

LIBERALISMO SOCIAL
Liberalismo social tinha como propósito defender os direitos humanos e as liberdades civis dos cidadãos contra a opressão do estado, indicando que o estado deve proporcionar aos cidadãos oportunidade a nível econômico, de saúde, de educação, de moradia, etc.


O LIBERALISMO surgiu na época do Iluminismo contra a razão humana e o direitoinalienável á ação e realização livre e sem limites, era o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade que era não só a liberdade de pensamento, mas também a liberdade política e econômica.
LIBERALISMO doutrina político econômica abertura e tolerância a vários níveis de acordo com essadoutrina eles requerem o respeito pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos.

O LIBERALISMO deu seus primeiros passos com a Revolução francesa e americana, o liberalismo acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais e era contrário às autoridades (religiosas ou estatais). Na sua origem o liberalismo defendia liberdade individual, dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalismo
  • O liberalismo
  • Liberalismo
  • liberalismo
  • liberalismo
  • Liberalismo
  • Liberalismo
  • liberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!