liberalismo

Páginas: 4 (996 palavras) Publicado: 28 de julho de 2013
Tema: Neoliberalismo


O pensamento liberal teve origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados por John Locke. No século seguinte, o liberalismo foi reforçado com asideias defendidas por Adam Smith, que frisava aspectos econômicos. Assim, o liberalismo pode ser analisado sob duas vertentes, uma que analisa as relações entre indivíduo e estado e outra que reflete asrelações entre mercado e estado.
O liberalismo econômico reflete as relações entre mercado e estado. Sua principal ênfase é a liberdade econômica, que influi na livre circulação da riqueza, navalorização do trabalho humano e na economia de mercado (defesa da livre concorrência, do livre cambio e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regulação do mercado), opondo-se assim aointervencionismo do estado e à adoção de medidas restritivas e protecionistas, como defendia o mercantilismo.
O liberalismo politico analisa as relações entre indivíduo e estado. Este último possui poderes efunções limitadas, indo de encontro ao antes estruturado estado absolutista, em que o rei tinha amplo poder e domínio e não existia qualquer instrumento que pudesse mediá-lo. Cabe então ao estado liberal umpapel recluso, mas indispensável: deve somente garantir liberdades fundamentais, como a vida, a propriedade privada, crença religiosa, expressão artística, etc. Assim, o estado fica estabelecido comoum acordo entre indivíduos livres que por convenção se propuseram a ter uma boa convivência.
O liberalismo enquanto sistema político passa a ter predomínio quando a sociedade feudal e sua hierarquiapolitica começam declinar e o econômico passa a acompanhar o andar a passos largos do capitalismo.
Revolução inglesa, a independência dos USA, a Revolução Francesa, etc. são exemplos de revoltasque utilizaram ideais liberais e acabaram por fortifica-los.

No início do século XIX, o crescimento liberal começa a enfrentar abalos. Crises e revoltas oriundas da própria lógica liberal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalismo
  • O liberalismo
  • Liberalismo
  • liberalismo
  • liberalismo
  • Liberalismo
  • Liberalismo
  • LIBERALISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!