Liberalismo e a influência deste na economia brasileira.

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Liberalismo e a influência deste na economia brasileira.
O Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, o qual apresenta como assunto principal a defesa daliberdade política e econômica. E é baseada desta definição, que os liberais são contra controlar o Estado tanto na economia como na vida das pessoas.
Tendo como princípios básicos: defesa dapropriedade privada; liberdade econômica, ou seja; livre comércio; governo limitado, isto é; participação mínima do Estado nos assuntos relacionados à economia do País e Estado de direito – igualdade, perantea lei, para todos. Por isso que o economista Roberto Campos defendia: Não intervenção do Estado, livre comércio, redução do tamanho do Estado e a privatização.
Por esse motivo que o Estado é um malnecessário. É isso que os liberalistas querem: maior concorrência entre o comércio, dando mais oportunidades para a iniciativa privada, o Estado apenas controlaria pelo meio das leis, para haver umequilíbrio, dando assim uma condição de igualdade para concorrerem entre eles, com isso, vencerá o que tiver mais competência.
 No final da década de 1960 e início da de 1970, o mundo entrou numaprofunda crise. A superação dessa crise deu-se com a utilização de uma nova base tecnológica, de uma nova base teórica e com a intensificação do comércio internacional. A nova base tecnológica foi obtidacom a Terceira Revolução Industrial. A nova base teórica veio do pensamento neoliberal e a intensificação do comércio deu-se com a globalização.
A crise da década de 1970 se explica pelo esgotamento dopadrão tecnológico do pós-guerra, que não foi capaz de sustentar o ritmo de crescimento da produtividade num ambiente de custos de produção crescentes. A crise abriu espaço para o renascimento dasideias liberais. Pouco a pouco, o neoliberalismo foi se transformando na nova base teórica de referência da política econômica adotada pelos governos capitalistas, com a finalidade de superar a forte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Influência dos Cartéis na Economia Brasileira
  • A influencia do agronecocio na economia brasileira
  • A influência da classe c na economia brasileira
  • A influência da economia brasileira e suas variáveis na vida do cidadão brasileiro
  • Influência dos principais agregados macroeconômicos na evolução da economia brasileira
  • As influências externas na economia brasileira nos anos 90 e 2000
  • Liberalismo na economia
  • Impacto e Influência do Liberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!