Liberalismo teologico

Páginas: 37 (9130 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FIDES REFORMATA X, Nº 1 (2005): 79-99

AS RAÍZES HISTÓRICAS DO LIBERALISMO TEOLÓGICO
José Roberto da Silva Costanza*

RESUMO Este artigo trata das raízes históricas do liberalismo teológico, a partir do pressuposto de que teve início no racionalismo do século 17 e se desenvolveu até a década de 1920, quando arrefeceu. O trabalho é desenvolvido basicamente ao longo de três seções principais,sendo as duas primeiras referentes às fases do movimento e a última uma apreciação crítica da teologia liberal. Na primeira parte, onde são apresentados os principais vultos do racionalismo, deísmo e iluminismo, o propósito é apresentar os conceitos de modo generalizado; não obstante, cabe destaque a Matthew Tindal e a Hermann Reimarus, cuja obra marca o rompimento definitivo do liberalismo com aortodoxia, ao afirmar que o cristianismo se baseia nas alegações fraudulentas da ressurreição e da segunda vinda de Jesus. Na segunda parte, o autor relaciona o romantismo com o modernismo, considerando-os uma só fase do movimento teológico liberal. Nela o enfoque principal é dado aos personagens, com ênfase em Friedrich Schleiermacher, considerado o pai da teologia moderna, que rejeitou asdoutrinas da queda e do pecado original, bem como do nascimento virginal, ressurreição, ascensão e segunda vinda de Cristo. Na terceira parte, Considerações Gerais, o autor tenta mostrar que o liberalismo foi um grande mal para o cristianismo, dele diferindo como uma religião à parte, pois representa a fé na humanidade, ao passo que o cristianismo representa a fé em Deus.

O autor é presbítero daIgreja Presbiteriana do Brasil, com mestrado em Teologia e História pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e doutorado em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval. É doutorando em Ministério (D.Min.) pelo CPAJ/RTS e professor do Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, onde exerce a função de coordenador da área de Teologia Histórica.

*

79 JOSÉ ROBERTO DA SILVA COSTANZA, AS RAÍZES HISTÓRICAS DO LIBERALISMO TEOLÓGICO

PALAVRAS-CHAVE Racionalismo; Modernismo; Teologia; Liberalismo; Teologia Liberal. INTRODUÇÃO Hoje em dia, o termo fundamentalismo está muito em voga, principalmente em face do fundamentalismo islâmico e de suas ligações com o movimento terrorista internacional. Contudo, o fundamentalismo não se restringe aosseguidores de Maomé, mas também tem lugar no seio do cristianismo, em especial, no protestantismo, onde, de fato, o movimento teve seu início. Os fundamentalistas têm sido alvo de inúmeros comentários depreciativos e equivocados, sem que tenha havido uma pesquisa adequada sobre as causas que deram origem ao movimento oposto, denominado Liberalismo Teológico.1 O propósito do presente artigo é preencheresta lacuna, apresentando, sob o enfoque histórico-teológico, um breve comentário das principais idéias dos responsáveis pelo desenvolvimento da teologia liberal. Liberalismo é um termo muito usado e pouco compreendido. Ele é usado no campo político, social e religioso sem que haja uma definição universalmente aceita. No que se refere ao liberalismo teológico há quem o defina como uma forma depensamento religioso que empreende a investigação sistemática da fé com base em uma norma diferente da autoridade da tradição.2 Contudo, há definições genéricas, como a das pessoas que dizem serem liberais todos aqueles que têm uma mente mais aberta do que a delas. Para uns, a característica definidora deste tipo de liberalismo é uma vontade de ser libertado da coerção dos controles externos e umaconseqüente ênfase na motivação interior. Porém, para os setores conservadores da Igreja, com os quais o autor se identifica, o liberalismo teológico envolve o comprometimento com uma série de proposições religiosas que deram origem, na realidade, a uma nova religião, que reteve traços da terminologia ortodoxa tradicional, mas que redefiniu radicalmente esses termos, dando a eles um significado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalismo teológico
  • AS RAIZES HISTÓRICAS DO LIBERALISMO TEOLÓGICO (RESENHA)
  • teologico
  • Teologicos
  • teologico
  • Teologico
  • Teologico
  • teologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!