libaneo cap 1 e 2

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015

1*capítulo
1.  A educação como fenômeno social universal determinando pois tem o caráter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Libâneo também relata o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades, política e ideologiapredominantes. Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade “desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência” (Libâneo, 1994, p.19).
2.  A educação que é apresentada com um conceito amplo, que podemos sintetizar como uma modalidadede influências e inter-relações que convergem para a formação da personalidade social e o caráter, sendo assim uma instituição social.
 A educação que é apresentada com um conceito amplo, que podemos sintetizar como uma modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação da personalidade social e o caráter, sendo assim uma instituição social.
3. Sim, no entanto, essatransformação não é fácil. Isso porque não é possível fazer uma mudança profunda na escola enquanto não se fizer também uma profunda mudança social “que proponha nossos ideais comunitários e pessoais com uma nova maneira de ver a realidade e a história e que valorize de forma diferente a educação do povo e a cultura popular”.(NIDELCOFF).
O maior problema, observa Paulo Freire, não é o fracasso da escola,mas o fracasso da sociedade inteira como comunidade educativa. Enquanto Illich considera a escola uma instituição que começa e termina em si mesma. Paulo Freire estuda o problema da educação inserido dentro dos mecanismos sociais. 
4. Pela educação escolar democratizam-se os conhecimentos, sendo na escola que os trabalhadores continuam tendo a oportunidade de prover escolarização formal aos seusfilhos, adquirindo conhecimentos científicos e formando a capacidade de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social.
A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino.

5. Educação é qualquer forma de aprendizado, desde os mais simples repassado pela família aos mais rebuscados, vindos dos livros, cultura e demais informações quecompõem nosso conhecimento.

6. O fato social, segundo Émile Durkhein, é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que são denotadas como algo exterior a eles, ou seja, um fato social é uma compilação de regras, dogmas, sistemas e costumes sendo por essa razão denotado em uma só esfera.
7. o ensino deve prosseguir dando aos alunos princípios e valores capazes de fazê-los cidadãos conscientes e aptos a tomarem seus papéis na sociedade. contudo a educação pode ser completa não só preparando os alunos para o mercado de trabalho, mas também educar para a vida e para o bem de todas as pessoas. o professor deve nõ priorizar as capacidades cognitivas vigentes no ensino tradicional , ele deve influenciar os alunos também na autonomia pessoal e relação interpessoal e ainda de atuação social.
8.sendo a didática definida como a arte de ensinar e a pedagogia denotada pela disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, sistematização do processo educativo, a relação existente entre a pedagogia e a didática está inserida na pedagogia, como parte dele e que se ocupa dos métodos e técnicas de transmissão de conhecimento.
9. Porque a didática faz parte do contexto pedagógico, está no centroda distribuição didatica.
10. É ter o propósito de ensinar, transmitir conteúdos de ensinamentos científicos para os alunos.
11. A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos conteúdos e métodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cap 1 E 2 1
  • TCC Cáp. 1 e Cáp. 2
  • Cap Tulo 1 E 2
  • Sabadell Cap 1 E 2
  • Cap 1 Parte 2
  • Cap 1 E 2
  • RESENHA 2 CAP 1
  • Cap Tulo 1 E 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!