liabras

1329 palavras 6 páginas
Teoria e características da Libras

Vídeos apresentados e link sugeridos: http://www.youtube.com/watch?v=DswRVj5Qa9E http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-surdez-752480.shtml http://www.slideshare.net/EdilsonAlvesdeSouza1/decreto-n-5626-de-22-de-dezembro-de-2005-sobre-a-libras www.youtube.com/watch?v=Yk3CSdCwolM www.youtube.com/watch?v=wG1cuWqWskI Resumo do conteúdo:

- Durante muito tempo as pessoas com surdez eram vistas como anormais e incapazes. E estes, lutaram muito para possuir uma língua, uma identidade e uma cultura. Dessa forma, conseguiram conquistar o reconhecimento que têm na sociedade atual.
- Os surdos possuem uma cultura de características próprias, pois comunicam-se através da visão e de sinais. A busca pela identidade de uma pessoa com surdez pode ser afetada, desde o começo da aprendizagem, pois é neste período que os pais descobrem a surdez de seu filho, onde muitos superprotegem a tal forma que os afastam do convívio social.
- A LDB (Lei de Diretrizes e Bases), com intuito de apoiar a implementação daEducação Especial no Brasil e amparada pelo poder público institui a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto n° 5626, de 22 de dezembro de 2005, que dispõem sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras. O principal objetivo de tal decreto fora torna uma sociedade mais igualitária para os não ouvintes.
- Talvez a inclusão dos surdos seja a mais polêmica das inclusões.
- Escolas voltadas para o ensino de deficientes auditivos já existem no Brasil, mas os números ainda não são suficientes.
- O ideal de inclusão defendido pelas leis atuais prevê que todas as crianças frequentem a escola regular, e esta deve se fazer apta a recebê-las. Mas o que acontece quando a primeira língua dos alunos não for o português? A questão se complica. Os surdos têm como primeira língua aquela com a qual se sentem mais à vontade, e que os ajuda a expressar melhor ideias e sentimentos: a língua de

Relacionados

  • Quincas Borba
    82036 palavras | 329 páginas
  • Livro quincas borba
    77672 palavras | 311 páginas