Li O 5Horas De Trabalho Nas Empresas Japonesas

727 palavras 3 páginas
Lição 5Horas de trabalho nas empresas japonesas
Na maioria das empresas japonesas, o trabalho começa às 9 da manhã e vai até as 5 da tarde. Mas recentemente vem sendo adotado um sistema de tempo flexível, segundo qual os trabalhadores têm uma liberdade maior para decidir suas horas de trabalho. Este sistema flexível é popular especialmente porque assim os funcionários podem evitar a hora de pico nos trens e trabalhar de acordo com seu ritmo.
Por outro lado, é verdade também que muitas pessoas se sentem mal ao ir embora mais cedo e deixar os colegas ou superiores trabalhando, mesmo que já tenham terminado o serviço naquele dia. Por isso, deve se ter consideração com os colegas.
Caso decida ir embora mais cedo ou antes deles, é bom dizer O-SAKI NI SHITSUREI SHIMASU antes de sair. Em português a expressão significa algo como "me desculpe por ir embora mais cedo".
Confira a lição 5
Lição 4Os japoneses e o tempo
Muitos turistas no Japão ficam surpresos com a pontualidade dos trens. A verdade é que a maioria dos japoneses aprecia esse rigor com a hora. De acordo com os resultados de uma pesquisa recente, quando perguntadas sobre o tempo de tolerância de atraso de um trem, cerca de 50% das pessoas responderam no máximo cinco minutos.
Quando se marca um compromisso com alguém, é considerado de bom tom chegar cinco minutos antes do combinado. Muitas pessoas comentam que quando chegam na hora exata combinada são as últimas a chegar! Especialmente no caso de reuniões de negócios, a pessoa pode perder credibilidade se chegar atrasada. Caso não tenha jeito, é melhor telefonar e avisar a pessoa com quem for se encontrar. Muitos japoneses ficam irritados mesmo que o atraso seja de cinco minutos!

Fonte: Citizen
Confira a lição 4
Lição 3Uma maneira comum de recusar um convite
Os japoneses dão grande importância à harmonia nas relações humanas. Eles tendem a evitar recusar bruscamente ofertas e convites, já que isso pode afetar suas relações com os outros.
Por

Relacionados

  • Eng de alimentos
    64703 palavras | 259 páginas
  • Biblia gh15
    259865 palavras | 1040 páginas