Lições de Oscar Niemeyer para a área de RH

Páginas: 3 (582 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Lições de Oscar Niemeyer para a área de RH
Por Alcides Ferri para o RH.com.br 
Oscar Niemeyer morreu longevo, prestes a completar 105 anos. Seu trabalho o tornou no arquiteto de maior destaque noBrasil e um dos maiores do mundo. Ele tinha a mania de transformar concreto em obra de arte. Incorporou uma preocupação artística à construção civil. Sua arquitetura abolia os ângulos retos embenefício de curvas livres. Dentre as inúmeras obras, se destaca a cidade de Brasília (capital do Brasil).
Niemeyer, junto com Lúcio Costa, integrou à vegetação do cerrado uma das preciosidades daarquitetura mundial e deu a capital uma identidade escultural. Com uma visão própria, o excepcional arquiteto proporcionou harmonia ao complexo arquitetônico de Brasília - ainda que parte dos políticos que láatuam, comumente rompe com tal disposição.
Niemeyer foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas, evitava as soluções usuais e buscava alternativas ousadas para os seus projetos, assimabriu caminho para a evolução da arquitetura brasileira. Ele "pensou fora da caixa" no sentido de que sua habilidade e sua competência foram marcadas pelo abuso de curvas em detrimento das linhas eângulos retos. Dizia ele: "Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país,no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo".
A expressão "pensar fora da caixa" por si só nos remete a ideia de ser criativo,de ir além, de pensar diferente, de romper com o habitual e buscar novas possibilidades.
A busca por profissionais capazes de "pensar fora da caixa" tem se tornado um requisito necessário para asorganizações. "Pensar fora da caixa" é exercer a criatividade, esta é e será uma das competências mais valorizadas pelas empresas na hora de contratar profissionais.
Segundo Dewit Jones, fotógrafo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oscar niemeyer
  • Oscar Niemeyer
  • Oscar niemeyer
  • Oscar Niemeyer
  • Oscar Niemeyer
  • oscar niemeyer
  • Oscar Niemeyer
  • Oscar niemeyer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!