Lfoae

321 palavras 2 páginas
O filme que eu escolhi para identificar aspectos do conteúdo que estudamos no bimestre, foi “Capitão América 2”.
Inicialmente apresento as características do personagem principal Steve Rogers, que obviamente segue o estereótipo dos americanos: soldado-herói, ético e preocupado com os valores morais. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é finalizado no mundo atual. O conceito de ideologia é um ideário histórico, social e político que oculta à realidade, assegurando a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política. Essa dominação é encontrada inicialmente no filme onde o governo financia e tem poder absoluto sobre uma agência secreta de segurança chamada S.H.I.E.L.D. com objetivo de proteger a população da criminalidade. Outro ponto onde a ideologia é encontrada seria as características de força e habilidades incomuns do personagem Steve Rogers, aspectos de heroísmo demasiadamente conservados. A função da ideologia nessa situação consiste na conservação deste “status” que não pode ser esquecido e que o EUA privilegia há tempos. Faço essa associação à crítica construída na perspectiva marxista e que a apresenta como possuindo um sentido necessariamente negativo.
Fica entendido que, toda essa liderança, ações em grupo de dominância provoca a um pensar crítico sobre a realidade latino-americana, e uma posição que excluí definitivamente o princípio da neutralidade e o enfrentamento e rompimento de questões que são importantes na Psicologia Social, como as oposições de interações, relações intergrupais, representações sociais e autonomia-dominação.
Focando ainda na relação social, percebe-se que a liberdade do povo era pretendia pelo líder, e a intenção era cada vez mais manipulá-los. Lembrando-se de Marx, para ele não há mudança sem mudar as relações sociais. O enfoque nessa mudança era no sentido de pertencer ao outro. As aparências errôneas são provocadas pela realidade invertida.
Tal análise ajudou-me a identificar que

Relacionados