Leviatã Do Dhomem Ao Estado

3140 palavras 13 páginas
2.) Leviatã: do homem ao Estado
Este texto se constitui uma pequena resenha e tentativa de interpretação da obra “O Leviatã” de Thomas Hobbes, publicada em 1651
Poder, Estado e Sociedade em Hobbes e Freud:
Reflexões sobre Leviatã e o Mal-estar na Civilização

João Rêgo
O autor é cientista político e psicanalista. Atualmente é pesquisador na Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Coordena o projeto Centro de Estudos Eleitorais Internacionais - CELINT.
Trabalho escrito entre setembro e novembro de 1995

1.) Introdução
Pretende-se neste trabalho, refletir sobre um dos principais fenômenos investigados, direta ou indiretamente, pela ciência política: o poder político. Mais especificamente, se procurará investigar o poder político e suas relações estruturadoras com a formação do Estado e da sociedade.
Serão abordadas as obras de dois pensadores, Hobbes (1588-1679) e Freud (1856-1939), o primeiro com o Leviatã, obra que se impôs como um dos clássicos do pensamento político, representando um dos primeiros, e também um dos mais relevantes trabalhos a sistematizar, através de um modelo conceitual, a compreensão sobre o Estado e seu papel nas formações da sociedades humanas.
Freud, fundador da psicanálise, ciência [1] ou área do conhecimento, que investiga o ser humano a partir de uma instância constitutiva do mesmo e que até então tinha sido um verdadeiro enigma para o conhecimento humano: o inconsciente. Partindo de um objetivo clínico - a investigação sobre a histeria -, Freud foi construindo um vasto arcabouço teórico com sólidas fundamentações empíricas, o qual viria a causar grande impacto nas mais diversa áreas do conhecimento, provocando com a criação da psicanálise, uma inquietante polêmica, que mesmo 100 anos depois, ainda consegue ser um sério incômodo à moral, à religião e à cultura.
Inicialmente, em Leviatã: do homem ao Estado, será feita uma digressão sobre a primeira parte da obra do pensador inglês, destacando pontos relevantes que até hoje permanecem

Relacionados