Levi-Strauss x Franz Boas

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Esse texto tem como objetivo comparar dois trabalhos divulgados por importantes antropólogos, Claude Levi-Strauss e Franz Boas, ambos, em certa medida, criticando o método comparativo dosevolucionistas.
O texto “Raça e História” de Levi-Strauss foi feito a partir de um pedido da UNESCO, onde o mundo, após a 2ª Guerra Mundial, o racismo estava mais acentuado do que antes. Para amenizar taisconflitos, o texto foi produzido e divulgado sem atingir completamente o objetivo de conscientização, mas fez grande mudança nos estudos antropológicos.
O objetivo era demonstrar o quanto cada hábitoou costume eram importantes em suas singularidades, independente do seu “grau de evolução”; justamente isso, Levi-Strauss expressou em seu texto o quanto esse conceito de evolução era relativo, pois éimpossível comparar todas as sociedades como se fossem as mesmas, sem levar em consideração as particularidades culturais.
“Não devemos esquecer que Gobineau, a quem a história fez o pai das teoriasracistas, não concebia, no entanto, a "desigualdade das raças humanas" de uma maneira quantitativa, mas sim qualitativa. Para ele, as grandes raças primitivas que formavam a humanidade nos seusprimórdios - branca, amarela, negra - não eram só desiguais em valor absoluto, mas também diversas nas suas aptidões particulares.” (LEVI STRAUSS, p. 1, 1952)
Após isso, um dos objetivos do texto erademonstrar o quanto o etnocentrismo pode mudar o rumo das sociedades. Ele não critica o etnocentrismo, mas deixa claro que esse sentimento se torna prejudicial quando é de uma forma acentuada, provocandoassim a desigualdade. O outro lhe incomoda porque foge da sua cultura, do meio em que está inserido.
No texto de Franz Boas, “As Limitações do Método Comparativo”, há uma crítica ao modo dedesenvolvimento linear considerado pelos evolucionistas.
“Com base em desenhos representando diversos objetos surgiram, no curso do tempo, gregas, meandros, cruzes, etc. Portanto, a ocorrência frequente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Levi Strauss
  • Lévi-strauss
  • Levi Strauss
  • Levi strauss
  • Lévi Strauss
  • Relação entre os Textos “Raça e Progresso” de Boas e “Raça e História” de Lévi-Strauss
  • Franz boas
  • Franz boas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!