Levantameto topografico

3555 palavras 15 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DE MATO GROSSO
Campus SÃO VICENTE

LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS

São Vicente da Serra, MT
Maio/2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DE MATO GROSSO
Campus SÃO VICENTE

SÁVIO HENRIQUE DE ALMEIDA SARDINHA

São Vicente da Serra, MT
Maio/2011
1. INTRODUÇÃO

A topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre (ESPARTEL, 1965).
Ao conjunto dos métodos empregados para colher os dados necessários para o traçado da planta dá-se o nome de topometria, que se subdivide em planimetria e altimetria ou nivelamento.
A planimetria é a representação em projeção horizontal dos detalhes existentes na superfície; a altimetria determina as cotas ou distâncias verticais de um certo número de pontos referidos ao plano horizontal de projeção (ESPARTEL, 1965).
A importância da Topografia para as engenharias é direta e necessária. Ao se projetar qualquer obra de qualquer engenharia, arquitetura ou agronomia, se impõe o prévio levantamento topográfico do lugar onde a mesma devera ser implantada; daí a importância da topografia, que se incumbe do levantamento ou medição, que deverá ser preciso e adaptado ao terreno.
Materiais de uso topográfico são inúmeros e se não houver cuidados específicos como uma boa aferição destes, aumenta-se a chance de ter-se um grande número de erros. Erros esses que podem ser de qualidade: Sistemático; grosseiro ou acidental. Este problema implica em uma maior preocupação por parte do profissional e a conseqüência observada é a aplicação de planejamentos elaborados. É somente com etapas de planejamento, execução e análise de dados, que hoje pode-se ver trabalhos de campo com pontos do terreno, definidos pela medição de ângulos e alinhamentos, que passam a constituírem os elementos

Relacionados

  • Topografiatrabalho
    824 palavras | 4 páginas
  • simplificando topografia
    6447 palavras | 26 páginas